Pe. Alexsandro fala sobre a importância da Semana Santa para os católicos

01/04/2021
(Foto: Arquivo JDI)

(Foto: Arquivo JDI)

A Paróquia São Miguel de Dois Irmãos está com capacidade de público limitada em razão da pandemia do coronavírus. Em entrevista ao JDI, o pároco Pe. Alexsandro Lemos da Silva destacou a importância e o significado de cada ritual da Semana Santa, deixando, por fim, uma mensagem aos fiéis da Comunidade Católica. Acompanhe:

 

Como a Igreja Católica celebra a Páscoa?

Pe. Alexsandro – Celebramos o mistério pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo, sua paixão, morte e ressurreição! A preparação para estas celebrações inicia com a Quarta-feira de Cinzas, se estende durante o período chamado de Quaresma (40 dias) e tem seu ápice na Semana Santa, que se inicia com o Domingo de Ramos e vai até o Domingo de Páscoa ou da ressurreição.

 

O que significa cada ritual e qual sua importância?

Pe. Alexsandro – No Domingo de Ramos, celebramos a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, lugar onde todo o mistério pascal acontece. Na Quinta-feira Santa, celebramos a instituição do Sacramento da Eucaristia e do sacerdócio (ser padre); é o dia do amor de Jesus Cristo, no qual entrega o tesouro mais precioso para a Igreja: a Eucaristia “fazei isso em memória de mim”. Na Sexta-feira Santa, celebramos a morte, a entrega de Jesus Cristo para nossa salvação. O amor que foi entregue é um amor que se faz um nada para que sejamos tudo para Deus! A cruz torna-se o sinal do amor de Deus que sofre e se entrega para que tenhamos VIDA, uma vida que nos traz salvação. O Sábado Santo significa o silêncio de quem ama! É um dia de guardar o silencio e a oração. Jesus desce à mansão (lugar) dos mortos. É um dia de nos prepararmos para a alegria da ressurreição e o silêncio e a introspeção devem nos ajudar a isto. A própria liturgia da Igreja nos convida a olharmos como Deus vai agindo na história para torná-la história de salvação. O Domingo da Ressurreição é o dia mais feliz para nós, cristãos, o dia da vida em plenitude, o dia que ninguém pode tirar de nós: o domingo dia do Senhor, assim é de fato, o Senhor ressuscitou em si e fez nova todas as coisas criadas. É oportuno darmo-nos conta de por que ir à missa dominical. A resposta é simples: é o dia do Senhor para nós, é o dia da vida sobre a morte! E a missa dominical é tão importante que podemos afirmar sem dúvida alguma: somos convidados domingo a domingo a uma Páscoa semanal!

 

Por que os católicos praticam a Quaresma e não comem carne?

Pe. Alexsandro – Para os cristãos, a Quaresma é o período litúrgico de preparação para a Páscoa. Ela é uma época de viver de forma simples, praticar o jejum, a abstinência, a reflexão espiritual e a penitência. A tradição de não comer carne nas sextas-feiras da quaresma vem para “honrar” o sacrifício que Cristo fez.

 

Deixe uma mensagem de Páscoa para a população de Dois Irmãos.

Pe. Alexsandro – Sem dúvida vivemos um momento muitíssimo dolorido para todos nós, com esta pandemia que tem machucado e ferido tantas pessoas, e talvez esta Semana Santa venha como um alento de Deus para aqueles que creem. Jesus Cristo nos mostra (revela) o paradoxo mais profundo de nossa existência: paixão – morte – ressurreição.

Somos apaixonados pela nossa história (existência), cada um de nós traz marcas de sua história, nem sempre é fácil desprender-se de quem somos, entretanto, a regra fundamental do amor é isto, desprender-se, desapegar de si mesmo em detrimento do outro, não existe amor para si mesmo. Amar muitas vezes nos faz confrontar-se com o sofrimento. A cruz de Cristo é o sinal mais profundo de quem entendeu o que é o amor, entretanto, cuidado para não entendermos o amor como masoquismo, não é isso!

A cruz é o sinal de um Deus que se faz pequeno, limitado, frágil como nós para que compreendêssemos que, apesar de sofrermos tanto, como estamos sofrendo com esta pandemia, Deus não cessa de nos amar, mesmo quando humanamente, como Jesus, dizemos “meu Deus, meu Deus por que me abandonaste!”; Deus chora silenciosamente a dor de entregar seu Filho por amor! E continua a chorar silenciosamente com cada família que perde seus entes queridos nesta pandemia.

Amar não se compreende a partir da dor e do sofrimento, mas se fundamenta na vida! O amor vivifica plenamente e o Domingo da Ressurreição é nossa garantia disto: vivemos para amar o senhor e sermos/sentirmo-nos amados por ele, para esta vida também, mas sentirmos amados para a vida eterna! Deus é assim, ama-nos para a eternidade, o amor gera uma vida que nós mesmos não somos capazes de gerar: vida eterna! Eis nossa ESPERANÇA!


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela