Memorial Antiga Igreja Matriz de São Miguel abre para visitação no sábado

01/04/2022
(Fotos: Divulgação)

(Fotos: Divulgação)

A partir deste final de semana, dias 2 e 3 de abril, o público poderá conhecer o Memorial Antiga Igreja Matriz de São Miguel de Dois Irmãos. Uma das curiosidades do acervo são as peças que foram literalmente retiradas do lixo para serem recuperadas, no processo de resgate da memória local. São as antigas vestimentas dos padres, agora emolduradas em um espaço nobre. O mezanino foi remodelado para receber parte do acervo físico, composto principalmente por itens usados na liturgia da antiga igreja.

Os novos ambientes dentro do Espaço Cultural Antiga Matriz (Av. São Miguel, 434, Centro) receberão visitantes aos sábados e domingos, das 13 às 17h. Também é possível agendar visitas para grupos em outros dias da semana. As novas áreas de exposição física ficam no mezanino e no terceiro andar, na parte inicial da torre, com sua aconchegante textura de tijolos e iluminação especial. No térreo, expositores fixos contam a história da igreja e um totem interativo apresenta toda a memória da Antiga Matriz.

O projeto foi desenvolvido pela Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI). Entre os materiais pesquisados, estão mapas, plantas arquitetônicas, croquis, gravuras, fotografias, livros, iconografias, imagens sacras, mobiliário e artefatos litúrgicos relacionados à igreja. Com o Memorial finalizado, o Espaço Cultural passa a ser, além de um local de promoção das artes, um centro de preservação e difusão da memória.

– Ampliamos as potencialidades do único equipamento cultural da região com estas características, reunindo arte, cultura e história. O acervo agora disponível renova os vínculos da comunidade com sua história e seu patrimônio, contribuindo para o sentimento de pertencimento entre as novas gerações – diz a presidente da AAPHeCDI, Ingrid Arandt.

 

SAIBA MAIS

Em função da limitação de espaço, a exposição física apresenta apenas uma pequena parte do acervo. Todos os objetos pesquisados estão expostos de maneira virtual e podem ser acessados no totem e no site https://memorial.espacoculturalantigamatriz.com.br/. A visitação é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de agendamento nos finais de semana. Grupos e escolas podem agendar uma visitação guiada pelo telefone (51) 3564-8834 (prefeitura) ou (51) 99560-1968 (Vera Rausch).


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela