1ª Ecofest Morro Reuter – A Festa da Agroecologia é neste domingo

01/06/2019
Evento contará com a participação de 22 expositores

Evento contará com a participação de 22 expositores

Com o objetivo de incentivar a alimentação saudável e o plantio sem agrotóxico, neste domingo (2) acontece a 1ª Ecofest Morro Reuter – A Festa da Agroecologia, na Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer (Centro). O evento será das 10h às 17h, com grande variedade de verduras e frutas de estação (sem agrotóxico), chás, mel, insumos agrícolas orgânicos, sabão ecológico, óleos essenciais de lavanda, panificados orgânicos, cervejas e chope orgânicos, kefir e muito mais. Também haverá de conversa sobre agroecologia. A realização é do Grupo de Ecoprodutores de Morro Reuter e prefeitura de Morro Reuter, com apoio da Emater. O evento sai mesmo em caso de chuva e a entrada é franca.
A programação integra a Semana Municipal do Meio Ambiente, e pretende ser mais do que um espaço de comercialização, mas também de troca de experiências entre os produtores, fomentando o aprendizado e aprimoramento de técnicas de agroecologia. Ao todo, serão 22 expositores, que produzem de forma agroecológica, com estandes compartilhados. Participam produtores de Morro Reuter, Montenegro, Ivoti, Sapiranga, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Picada Café e Santa Maria do Herval. O local também terá praça de alimentação, com a venda de produtos integrais e orgânicos. Além disso, a empresa Ovos Filippsen fará degustação de omeletes feitas com ovos orgânicos. O encerramento será com show do músico Sander Frois, que apoia a agroecologia.
O 1ª Ecofest Morro Reuter tem o apoio de Emater RS, Conselho Municipal do Meio Ambiente de Morro Reuter, Bumbá Produtora, Slow Food Pérola das Colônias e Rede Ecovida de Agroecologia. O patrocínio é de Ovos Filippsen e Leyart.


PROGRAMAÇÃO
A abertura oficial acontece às 10h. Das 10h30 às 11h30, haverá uma rodada de conversa ministrada pela professora Magnólia Silva (Agronomia - UFRGS), com participação do engenheiro agrônomo, consultor e produtor agroecológico Frederico Kelber e do ecólogo Luis Esteban Krause Lanés, integrantes do Grupo de Ecoprodutores de Morro Reuter, além de Mateus Mello, da Emater de Sapiranga. O encontro tratará dos temas “Cadeia da produção Agroecológica de hortaliças” e “Agrotóxicos e seus efeitos na biodiversidade”, com apoio de Evandro Knob, responsável técnico pelo escritório da Emater de Morro Reuter; Pedro Joãozinho Becker, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares; e Sônia Feldmann, secretária municipal da Indústria, Comércio, Agricultura, Turismo e Desporto. O público-alvo são produtores, expositores, visitantes e consumidores de produtos agroecológicos. 
Na parte da tarde, das 13h30 às 14h30, será realizado um bate-papo com o professor Miguel Aloysio Sattler (UFRGS) sobre “A busca da sustentabilidade em habitações rurais”. Em seguida, das 14h30 às 15h30, tem roda de conversa sobre “Manejo Florestal e Licenciamento Ambiental” com o Departamento Municipal do Meio Ambiente. O show musical com Sander Frois está marcado para 15h45, com a programação encerrando às 17h. Vale destacar que, ao longo do dia, haverá ação de arborização urbana com distribuição de mudas de Manacás da Serra (10h às 16h).


(Fotos: Divulgação / PMMR)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela