Moradora de Morro Reuter não estava com coronavírus, corrige Hospital de Clínicas

01/06/2020
Município segue sem casos confirmados de Covid-19

Município segue sem casos confirmados de Covid-19

A prefeitura de Morro Reuter recebeu no sábado (30) uma nota de esclarecimento do Hospital de Clínicas de Porto Alegre informando que a moradora de 73 anos internada no local não estava com coronavírus. 
A confirmação do primeiro caso no município havia sido noticiada no dia 23, mas uma semana depois o hospital acabou corrigindo a informação, alegando que “houve alteração no resultado do teste para a covid-19”, ou seja, a moradora de Morro Reuter não estava com a doença.
A senhora em questão acabou falecendo neste fim de semana, em decorrência de outros problemas de saúde. Leia o comunicado emitido pelo Hospital de Clínicas em relação ao exame e publicado na página da prefeitura de Morro Reuter no Facebook:


– O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) informa, mediante solicitação da prefeitura de Morro Reuter e dos responsáveis legais da paciente (nome foi preservado), que houve alteração no resultado do teste para a covid-19. O primeiro exame de detecção da presença do vírus, por meio do método de biologia molecular (RT-PCR), foi realizado no dia 20 de maio, com resultado inicial positivo. Como parte do dinâmico do processo de reavaliação do caso, feita pela equipe assistente, o exame foi recoletado no dia 27 de maio e apresentou resultado negativo. Em função dessa divergência, a amostra inicial foi reexaminada nos dias 28 e 29 de maio e o resultado foi novamente negativo. Dessa forma, o hospital reitera que a paciente não tem diagnóstico de infecção por covid-19, diferente do que foi informado à família e à vigilância epidemiológica estadual, previamente. A despeito da condição diagnóstica, o HCPA ressalta que durante todo o atendimento a paciente recebeu os cuidados recomendados para sua condição clínica.
O hospital lamenta pelo incidente e as repercussões que possam ter ocorrido junto à família e à comunidade de Morro Reuter e se solidariza com a família da paciente. Cabe esclarecer que o Laboratório do HCPA validou os processos de acurácia e segurança para a realização dos testes diagnósticos para covid-19. Já realizou mais de 2.000 testes desde o início da pandemia, em aproximadamente 1.800 pacientes, com dois resultados falsos positivos, situação que, embora inadequada, pode ocorrer em função do grau de incerteza que os testes diagnósticos apresentam em relação à covid-19. A família da paciente e a vigilância epidemiológica do estado do Rio Grande do Sul já foram comunicadas da alteração do status do caso que não será mais considerado como positivo para o novo coronavírus.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela