Livro sobre a luta contra o câncer de mama será lançado em Dois Irmãos

01/11/2019
Melissa Portal (Foto: Mateus Bruxel)

Melissa Portal (Foto: Mateus Bruxel)

O sonho de Melissa Portal se transformou em realidade. Será lançado no próximo dia 8 de novembro (sexta-feira), na 30ª Feira do Livro de Dois Irmãos, o livro Lenços da Esperança. A obra relata histórias de mulheres que lutaram e venceram e de outras tantas que seguem lutando contra o câncer de mama. São vivências importantes de médicos, terapeutas, amigos e familiares com a intenção de trazer uma visão mais ampla sobre o tema. O lançamento terá sessão de autógrafos na Praça do Imigrante (Centro), às 17h.
O projeto foi inspirado por Melissa Portal, paciente em tratamento do câncer de mama, que relatou para Estelamáris Bernardes, diretora da Santa Ajuda Consultoria e RH, ter sonhado naquela noite que estava autografando um livro. A amiga prontamente abraçou a ideia e se transformou na ‘fada madrinha’ do projeto. A elaboração deste livro esteve a cargo do escritor Igor Bueno, sócio-diretor da Bueno Agência de Comunicação e Marketing, que juntamente com a gestora de projetos culturais e criativos, Ana Carolina Rodrigues, realizou entrevistas e coletou informações relevantes para compor a obra. Com tiragem de 2 mil cópias e 96 páginas, o respectivo livro terá a venda dos exemplares revertida para a Associação Força Rosa. A organização, sem fins lucrativos, atende mulheres com câncer de mama, em tratamento ou remissão, na cidade de São Leopoldo e na região do Vale do Sinos. 
Foram dois meses de entrevistas para o livro, que traz histórias de superação de mulheres que têm entre 30 e quase 80 anos. Como o relato de Carla Daudt, 52 anos: “Câncer não é o fim. É esperança, o começo de uma luta”. E o de Santina Viegas, 78 anos, que perdeu o marido e passou a encarar os problemas cotidianos de outra forma: “O câncer me ensinou a valorizar a vida. Muitas vezes, temos tudo e não sabemos valorizar”. Segundo Estelamáris, o objetivo é contribuir e auxiliar com o tratamento das pacientes, que sofrem com o câncer de mama, através da venda dos exemplares. “Também desejamos conscientizar a população, trazendo esclarecimentos e informações sobre a doença, tratamentos, rotina das pacientes e familiares, a fim de trazer uma perspectiva diferente aos leitores”, enfatiza.


SOBRE O NOME
O nome da publicação, destaca Estelamáris, tem referência na beleza do lenço, usado na cabeça ou no pescoço, e “não para secar as lágrimas de choro”, como já foi questionado. “É incrível ler os relatos e sentir o que essas mulheres passaram. É a história como ela é”, conclui Estelamáris.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela