Capitão de 100 anos que levantou milhões para o sistema britânico de saúde morre com Covid-19

02/02/2021
Fonte: G1

Fonte: G1

Sir Tom Moore, o capitão de 100 anos e veterano da Segunda Guerra Mundial que foi o protagonista de uma campanha de arrecadação no início da pandemia para o NHS, o sistema público de saúde do Reino Unido, morreu com Covid-19 e pneumonia nesta terça-feira (2). Moore havia sido internado no domingo (31), e a informação da sua morte foi confirmada pela família: “É com grande tristeza que nós anunciamos a morte do nosso querido pai, capitão Sir Tom Moore”, escreveram suas filhas em um comunicado.

Em abril, isolado em sua casa ao norte da cidade de Londres, o capitão britânico gravou um vídeo em que afirmou que daria 100 voltas em seu próprio quintal, com seu andador, se as pessoas doassem dinheiro para o NHS. Ele, que queria arrecadar mil libras, conseguiu mais de 30 milhões de libras (cerca de R$ 224 milhões na cotação atual) e acabou condecorado cavalheiro pela rainha Elizabeth II. O Palácio de Buckingham lamentou a morte de Moore em um comunicado. “Seus pensamentos — e os da família real — estão com eles, reconhecendo a inspiração que ele forneceu para toda a nação e outras pessoas em todo o mundo”, diz o texto. Segundo a nota, a rainha britânica também enviará uma mensagem privada de condolências à família do capitão.

O ministro da Saúde do país, Matt Hancock, também lamentou a morte. “Ele foi um grande herói britânico, que mostrou o melhor do nosso país, e eu envio meus melhores votos para sua família neste momento”. Foi o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quem recomendou à monarca o reconhecimento para Tom Moore. “Será reconhecido por suas extraordinárias realizações de captação de recursos depois de conquistar o coração das pessoas em todo o país”, anunciou o governo britânico na época. “A fantástica arrecadação de fundos do coronel Tom [que depois foi promovido a capitão] quebrou recordes, inspirou todo o país e nos trouxe um raio de luz em meio ao nevoeiro do coronavírus”, afirmou Johnson, agradecendo-lhe “em nome de todos os que se comoveram com sua incrível história”.

 

Homenagens ao herói britânico

Em seus 100 anos, ele foi homenageado com algumas honras, além do título de cavalheiro: ganhou o voo de dois aviões da Royal Air Force (a aeronáutica britânica) e recebeu 140 mil cartões de aniversário de todo o mundo. Seu nome foi dado a um trem de alta velocidade, o serviço postal britânico criou um selo especial em sua homenagem e ele foi nomeado membro honorário da equipe de críquete inglesa.

Sir Tom Moore também gravou uma participação em uma canção que se tornou a mais tocada do país — uma versão de “You’ll never walk alone” —, lançou uma autobiografia e ajudou a fundar uma instituição de caridade.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela