Primeira semana de maio será de chuva e frio intenso na maior parte do Estado

02/05/2022
Fonte: GZH

Fonte: GZH

A primeira semana de maio será de frio e chuva em praticamente todo o Rio Grande do Sul, em razão do ciclone extratropical que deve atingir o Estado nos próximos dias. Em algumas regiões, o mau tempo começa a dar trégua a partir de quarta-feira (4), implicando em maior queda nas temperaturas. Em outras regiões, como Norte e Nordeste, a chuva será intensa em todos os dias, com o acumulado podendo atingir 300 milímetros até o fim da semana.

— O ciclone estimula tanto a formação de nuvens carregadas, quanto provoca ventos bastante intensos. Por isso, é uma semana em que se pode enfrentar problemas com alagamentos, deslizamento de terra e até queda de energia. É uma semana bem complicada para o Rio Grande do Sul — alerta Paula Soares, da Climatempo.

Temporais estão previstos para ocorrer já nesta segunda (2), com maior intensidade na porções Norte e Nordeste e na Serra. Os maiores volumes serão registrados na terça-feira (3), com potencial para temporal — a situação deve melhorar na quarta, quando o ar seco ganha força nesta região, reduzindo a probabilidade de chuva. Na quarta, o clima permanece chuvoso na maior parte do Rio Grande do Sul, mas com menor intensidade. As exceções são a Fronteira Oeste, onde vai predominar o tempo seco, e a Campanha, onde o sol aparece com muitas nuvens, mas não chove. Ainda há expectativa de ventania na porção Nordeste e, como nos dias anteriores, frio por todo o Estado.

Já na quinta-feira (5), a expectativa é de que a chuva vá diminuindo na maior parte das regiões. Então, ar frio de origem polar deve acentuar as temperaturas baixas. A partir de sexta (6), o tempo firme e o frio intenso devem predominar, com possibilidade de geada na Serra.

 

Maio terá três ondas de frio

A previsão indica três ondas de frio e possibilidade de geada em maio no Rio Grande do Sul. Os primeiros dias mais frios são esperados para esta primeira semana. No entanto, o mês terá um comportamento diferente quanto às chuvas: em março e abril, o Estado registrou médias acima do esperado, o que não está previsto para os próximos dias.

— O mês de maio segue sob influência do fenômeno La Niña. Temos o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial. Uma das consequências é a redução das chuvas para o Rio Grande do Sul — explica Carine Gama, meteorologista do Climatempo.

A segunda onda de frio é aguardada para o meio do mês; a terceira, prevista para o fim de maio, deve ser mais forte do que as duas primeiras. As chuvas devem se concentrar nos primeiros dias de maio.

 

Próximos dias – Dois Irmãos

– Terça, dia 3: Chuvoso durante o dia e à noite. 14°C / 17°C

– Quarta, dia 4: Chuvoso durante o dia e à noite. 15°C / 18°C

– Quinta, dia 5: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 14°C / 18°C

– Sexta, dia 6: Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. 12°C / 19°C


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela