Símbolo do autismo já pode ser impresso na carteira de identidade

02/06/2021
Fonte: Secretaria da Segurança Pública

Fonte: Secretaria da Segurança Pública

Pessoas com espectro autista já contam com um símbolo que identifica essa condição no documento de identificação. Um laço colorido em fundo azul, no canto superior direito já pode ser impresso no documento, a pedido do usuário.

Com a inclusão do símbolo, o IGP adapta-se à Lei 13.977/2020, que prevê a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). O objetivo é assegurar aos portadores atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Para solicitar a inclusão, basta apresentar o Laudo – com o nome da pessoa legível e assinado pelo médico – no momento do atendimento e deixar claro que deseja a inclusão do símbolo.

Desde março de 2021, o Departamento de Identificação encaminhou 52 documentos com o símbolo do autismo impresso. “Isso mostra que há uma demanda bastante significativa e que estamos no caminho certo nessa campanha de garantia de direitos do cidadão”, afirma a diretora do Departamento de Perícias do Interior, Marguet Mittmann. A inclusão do número do CID (Código Internacional de Doenças) – tanto do autismo quanto de outras doenças – já é feita desde que o IGP lançou o novo modelo de carteira de identidade, em março de 2019, quando passou a ser possível incluir os símbolos de deficiência física, auditiva, visual e mental.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela