Onda de calor deve durar até sexta-feira no Rio Grande do Sul

02/09/2021
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

O período de tempo firme, sol e calor no Rio Grande do Sul está com os dias contados. Até sexta-feira (3), a tendência é de elevação nas temperaturas, mas uma frente fria deve chegar no sábado (4), trazendo chances de geada para os Campos de Cima da Serra e instabilidade para todo o território gaúcho.

De acordo com a Somar Meteorologia, os primeiros dias de setembro serão caracterizados pelas máximas elevadas. Nesta quinta-feira (2), a máxima prevista para Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no Norte, é de 34°C. Na sexta, os termômetros não devem passar de 29°C. Neste período, pode chover fraco, mas a instabilidade ficará concentrada na zona sul do Estado, especialmente na região de Santa Vitória do Palmar, explica o meteorologista Celso Oliveira. No sábado, a chegada de uma frente fria diminuirá as máximas e fará com que a próxima semana seja marcada por temperaturas mais baixas. O que chama a atenção, segundo Oliveira, é a persistência do frio, que não chega a ser extremo — como aquele observado em julho —, mas se manterá por alguns dias seguidos:

— A tendência é de que tenha uns cinco ou seis dias com temperaturas baixas e apenas a partir do dia 11 de setembro volte a fazer calor no Estado — comenta.

O meteorologista destaca que a alternância entre temperaturas eventualmente mais altas e quedas significativas, associadas à chegada de uma frente fria, já é característica dos efeitos da primavera. Entretanto, a virada do tempo também poderá vir acompanhada de ventos fortes. 

— Não é uma queda brusca, porque não vai fazer um calor muito intenso, mas, de qualquer forma, pode ocasionar ventos fortes por conta do contraste térmico — esclarece.

 

Período de instabilidade

A condição trará ainda a instabilidade: a partir do final de semana, a chuva deve se espalhar por boa parte do Rio Grande do Sul e se manter durante todo o feriadão da Independência. Na segunda-feira (6), a formação de um sistema de baixa pressão poderá inclusive ocasionar temporais na metade sul do Estado, principalmente na região de Bagé e Pelotas. Na terça (7), no entanto, os acumulados devem ser mais baixos. Além disso, Oliveira ressalta que, a partir de 8 de setembro, há chance de geada nos Campos de Cima da Serra. Essa condição, segundo ele, pode prosseguir até o dia 10. 

 

PRÓXIMOS DIAS – Dois Irmãos

— Sexta, dia 3: Sol, com chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade. 16°C / 24°C

— Sábado, dia 4: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 13°C / 20°C

— Domingo, dia 5: Sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, tempo firme. 13°C / 21°C


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela