Conheça a história das mulheres que há 30 anos auxiliam e lutam pela entidade

02/11/2021
Grupo de voluntárias na loja da APAE

Grupo de voluntárias na loja da APAE

O coração da APAE está no trabalho feito pelas voluntárias. Graças aos primeiros grupos de bolonistas Unidas e Pioneiras, foram arrecadados materiais utilizados para a construção da sede da instituição. Já o grupo atual de voluntárias começou fazendo trabalhos manuais e vendendo para os amigos e a família. Em 2003, fizeram um chá bazar e, com esse dinheiro, conseguiram pagar a mão de obra para a construção da loja da APAE em terreno doado.

O grupo de voluntárias que existe na loja de artesanato é composto por aproximadamente 30 participantes, e surgiu com o intuito de auxiliar a APAE com recursos das vendas dos artesanatos. Cada voluntária tem uma habilidade única, umas costuram, outras fazem crochê e outras fazem ponto russo. “Em um conjunto de toalhas, uma borda, uma costura, uma faz os acabamentos. Não é um trabalho sozinho, cada uma ajuda com o que sabe”, destaca a voluntária Alice Effting Dexheimer.

Foi com o trabalho delas e o apoio da comunidade que conseguiram arrecadar valores para construir a quadra de esportes na sede, bem como pagar a hidroterapia dos usuários. Elas têm uma conta separada e, sempre que a APAE precisa de algum apoio financeiro, as voluntárias auxiliam. Segundo Maria Dolores Wendling, o dinheiro que vem de verbas governamentais não é suficiente para manter os custos da APAE em Dois Irmãos.

O trabalho importante das voluntárias tem um impasse: a continuidade nas próximas gerações. A faixa etária delas é de 40 a 90 anos, e por isso o futuro é incerto. Para quem quiser ser voluntária ou ajudar, pode entrar em contato com a APAE pelo número (51) 3564-2383. Quem não souber fazer artesanato, pode aprender com as simpáticas senhoras ou ajudar de outras maneiras como cuidar da loja, ajudar na limpeza ou auxiliar em eventos.

 

Onde encontrar

Para quem quiser conhecer os lindos trabalhos feitos pelas voluntárias, a loja da APAE fica na Av. São Miguel, 814, e o horário de funcionamento é de terça a sábado, sendo das 14h às 18h durante a semana e das 8h30 ao meio-dia no final de semana.


Chá bazar realizado em 2003 ajudou na construção da loja


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela