Praias do RS terão nova sinalização com bandeiras da área de banho

02/12/2019
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

O Corpo de Bombeiros anunciou, na quinta-feira (28), que passará a utilizar bandeiras próximas ao mar para delimitar a área de banho segura aos veranistas no Rio Grande do Sul. Colocadas perto das guaritas, as sinalizações terão distâncias entre elas que irão variar de acordo com as condições do mar indicadas pelas bandeiras coloridas.
Quando o mar estiver tranquilo, por exemplo, e a bandeira for verde, a área de delimitação do banho será de 300 metros (150 metros para a direita e 150 para a esquerda da guarita). Com bandeira amarela, essa distância será reduzida para 200 metros (100 para cada lado) e, quando a bandeira estiver vermelha, a área cairá para 100 metros (50 para cada lado). O objetivo, segundo o chefe de Assessoria de Operações dos bombeiros, Isandré Antunes, é atuar de forma preventiva. “Hoje, não basta o pessoal se posicionar próximo do posto de guarda-vidas. Ele tem que vir para esta área delimitada, porque pela concentração de pessoas e pelo risco específico do mar, a capacidade do guarda-vidas de fazer a proteção no tempo adequado está dentro desse limite territorial estabelecido. Acima disso, podemos ter um comprometimento de risco da saúde do banhista”, afirma Antunes.
Essa delimitação, destaca o bombeiro, não significa que os profissionais deixarão de cobrir outras áreas, mas sim que as ações de prevenção, como comunicação e alertas próximos aos banhistas, ocorrerão no trecho pré-determinado. “Guarda-vidas vai atender qualquer emergência, independente de onde ele for demandado. Qual é a diferença? A parte preventiva. O guarda-vidas não vai descer da guarita para fazer a parte preventiva fora do espaço delimitado, porque se ele sair desse local, ele estará deixando descobertas as pessoas que estão na área”, explica.


VERÃO TOTAL 2020
As bandeiras que vão sinalizar a área de banho serão instaladas a partir do dia 21 de dezembro, quando começa a Operação RS Verão Total 2020. Todas as praias gaúchas, tanto do Litoral Norte quanto do Sul, terão a novidade. O modelo estabelecido foi baseado em doutrinas da Internacional Saving Federation (ILS) e acordado com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. “Também alinhamos com os outros Corpos de Bombeiros do Brasil, respeitando as características de cada região”, diz Antunes. Neste ano, estima-se que cerca de 1,1 mil guarda-vidas atuarão nos litorais Sul e Norte e nas águas internas. São aproximadamente 650 militares e outros 450 civis, que estão em treinamento.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela