Escolas estaduais seguem com retorno gradual das aulas presenciais

02/12/2020
Affonso Wolf iniciou retorno nesta terça

Affonso Wolf iniciou retorno nesta terça

Após mais de oito meses paralisadas, as aulas presenciais começaram a ser retomadas de forma gradual na escola estadual técnica Affonso Wolf, no bairro Vale Verde, em Dois Irmãos. Na terça-feira (1º), retornaram as turmas do Técnico de Química Integrado e dos técnicos de Design de Móveis e Química. Já nesta quarta-feira (2), retornaram às salas de aula alunos do 3º ano do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental.

Podendo optar em seguir com o ensino remoto ou presencial, aproximadamente 30% dos alunos do Ensino Médio voltaram a frequentar o espaço físico da escola, de acordo com a vice-diretora do noturno, Simone Loeser. “Mesmo retornando presencialmente, reforçamos aos alunos que acompanhem também as atividades remotas, pois um complementa o outro”, destaca Simone. Sobre o retorno das demais turmas, a vice-diretora relata que ainda é incerto. “Precisamos avaliar se é viável, se é seguro todos retornar”, completa.

Para que as aulas presenciais possam ocorrer, são necessários diversos cuidados, que iniciam antes mesmo de ingressar na escola. Já do lado de fora do portão, há demarcações para que todos respeitem o distanciamento. Também é necessário estar usando máscara de proteção ao entrar na escola. Logo depois, há álcool gel para higienização das mãos, tapete sanitizante e aferição de temperatura. As salas de aula também estão demarcadas e os bancos foram interditados. “Os alunos entram na escola e vão diretamente para as suas salas de aula”, diz Simone, contando que a saída também ocorre de forma intercalada, para que não haja aglomeração.

O horário das aulas também foi reduzido. Pela manhã é das 7h30 às 10h30, à tarde das 13h30 às 16h30 e à noite das 19h às 22h.

 

10 DE SETEMBRO

Na escola estadual 10 de Setembro, no Centro, o retorno do Ensino Médio ocorreu na segunda-feira (30). Já nesta quarta (2), retornaram alunos do 6º ao 9º ano, e no próximo dia 7 voltam alunos do 1º ao 5º ano. Na escola, as famílias também podem optar em seguir com o ensino remoto ou retornar presencialmente.

De acordo com a diretora Andrea Blume, poucos alunos optaram em retornar às aulas presenciais. Assim como na Affonso Wolf, os horários também são reduzidos: pela manhã das 7h30 às 10h30, à tarde das 13h às 16h e à noite das 18h30 às 21h30. A escola também atende a uma série de orientações sanitárias. Além do uso obrigatório da máscara, todos devem respeitar o distanciamento e levar a sua própria garrafa de água. Há aferição de temperatura na entrada da escola e tapete sanitizante à disposição, assim como álcool gel. “Os alunos vão direto para as salas de aula, que também estão demarcadas, respeitando o distanciamento. Também não há recreio”, destaca Andrea, contando que as salas e banheiros são higienizados constantemente.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela