Pesquisa estuda comportamento da população gaúcha com relação às ISTs/HIV-aids

02/12/2020
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Entender o que a população do Rio Grande do Sul conhece e como se comporta com relação a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ao HIV-aids é o objetivo da Pesquisa de Conhecimentos Atitudes e Práticas (PCAP), que começou a ser aplicada na segunda-feira (30).

O trabalho de campo começou nos municípios de Pelotas e Capão do Leão. A previsão de término é no final do primeiro semestre de 2021, com divulgação dos resultados no segundo semestre de 2021. Será uma pesquisa de base populacional, com amostra representativa de 56 municípios, onde serão entrevistadas cerca de 8,2 mil pessoas. Também chamada de Projeto Atitude, a pesquisa foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Hospital Moinhos de Vento, Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde (SES), com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Além de responder a questionamentos, os participantes serão testados para HIV, sífilis e hepatites B e C. O principal objetivo do estudo é identificar fatores comportamentais e relativos aos conhecimentos que contribuem para a manutenção de altos índices de infecção pelo HIV e outras ISTs no Rio Grande de Sul. É a primeira vez que um estudo desse tipo ocorre no Estado, sendo que com testagem juntamente das entrevistas é a primeira vez no país.

 

Ações de prevenção

A médica Maria Leticia Ikeda, coordenadora adjunta da Política Estadual de IST/aids diz que “os resultados da pesquisa servirão de subsídio para as nossas ações de prevenção”. Segundo ela, “conhecendo como as pessoas se comportam e quais os seus conhecimentos em relação às ISTs e HIV, poderemos trabalhar nas lacunas desses conhecimentos, instrumentalizando as pessoas para um cuidado mais apropriado, contribuindo para a redução dos nossos índices que, embora venham reduzindo, ainda se encontram em patamares acima dos nacionais”.

Para o superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luis Eduardo Ramos Mariath, além de ampliar a testagem da população gaúcha com relação às ISTs, o foco da pesquisa é compartilhar com a Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde subsídios que poderão embasar as políticas públicas de combate às ISTs/HIV-aids no Rio Grande do Sul. “É nosso compromisso utilizar da expertise do Hospital Moinhos de Vento para contribuir com o desenvolvimento da ciência nacional e apoiar o setor público para chegar às melhores decisões, que irão impactar diretamente na vida das pessoas que mais precisam”, destaca.

A epidemiologista Eliana Wendland, coordenadora do projeto, reforça que além de direcionar as ações de controle da epidemia de HIV/aids, sífilis e hepatites virais no Rio Grande do Sul, o projeto fortalece a vigilância epidemiológica dessas doenças. “A estratégia de ir até a casa das pessoas vai facilitar o acesso aos testes sorológicos. É importante a resposta à entrevista, pois permitirá identificar grupos de maior risco, servindo de subsídio para o desenvolvimento de estratégias de prevenção direcionadas a estas populações”, conclui.

 

Números do RS

Conforme os dados de 2019, o RS se mantém em terceiro lugar no ranking nacional de casos de aids, com 28,3 casos para 100 mil habitantes, tendo reduzido 34,6% nos últimos 10 anos. Em 2009 foram 43,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. No que diz respeito à mortalidade a taxa estadual também foi reduzida em 35% nos últimos 10 anos, passando de 11,7 por 100 mil em 2008 para 7,6 por 100 mil em 2019. Essa taxa segue superior à média nacional, mas pela primeira vez saiu da primeira colocação no ranking.

 

Municípios participantes da pesquisa

Alvorada

Ametista do Sul

Antônio Prado

Arroio do Meio

Boa Vista do Incra

Cachoeira do Sul

Cachoeirinha

Campos Borges

Canoas

Capão do Leão

Caxias do Sul

Chuí

Colorado

Entre-Ijuís

Esteio

Farroupilha

Flores da Cunha

Gravataí

Guabiju

Guaíba

Ibirubá

Ijuí

Iraí

Jaguari

Lajeado

Maçambará

Marau

Morro Redondo

Nova Pádua

Nova Prata

Novo Hamburgo

Palmeira das Missões

Panambi

Passo Fundo

Pelotas

Pinhal Grande

Pinheiro Machado

Porto Alegre

Porto Xavier

Quaraí

Rio Grande

Roca Sales

Sananduva

Sant’Ana do Livramento

Santa Cecília do Sul

Santa Cruz do Sul

Santa Maria

São Borja

São Leopoldo

Sapucaia do Sul

Sarandi

Taquaruçu do Sul

Uruguaiana

Vale Verde

Viamão

Westfália


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela