Como será o tempo no Rio Grande do Sul no mês de fevereiro?

04/02/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

Apesar de fortes temporais, o primeiro mês do ano foi marcado pelo tempo seco em todo o Rio Grande do Sul, com acumulados abaixo da média em grande parte do Estado, principalmente na região metropolitana da Capital, no oeste gaúcho e na região de Pelotas. Em fevereiro, o cenário é semelhante, mas sem piora na estiagem.
De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão é de que as temperaturas fiquem acima da média no Rio Grande do Sul, com destaque para região Oeste, na fronteira e nas missões. “Uruguaiana vai ter temperaturas acima dos 30°C em boa parte do mês de fevereiro, somente no início de março é que podem ficar amenas”, exemplifica Fabiene Casamento, meteorologista da Somar. Em média, os termômetros devem permanecer em torno dos 30°C em todo o Estado durante fevereiro. Embora o mês comece com chuvas fortes na faixa norte, nas áreas que fazem divisa com Santa Catarina, a primeira quinzena será de dias secos e de calorão. Em Porto Alegre, as temperaturas podem chegar aos 38°C em alguns dias.
A segunda quinzena será marcada por uma frente fria que mudará o tempo no Estado e na Capital. Nesse período, as chuvas serão mais frequentes e com acumulados mais expressivos, o que deixará a temperatura mais amena nos últimos dias do mês. “Podem ocorrer eventos de chuvas localmente intensas. Nesses casos, em poucas horas, pode chover a metade da média, ou até mesmo a média inteira. Essa é a condição para o mês de fevereiro: chuvas irregulares e, de forma geral, abaixo da média”, explica a meteorologista da Somar, Cátia Valente.
Para os veranistas que pretendem aproveitar o Litoral gaúcho em fevereiro, fica o alerta para a temperatura da água que permanece acima da média, na faixa dos 25°C. Apesar de ser boa para o banhista, a condição aumenta a probabilidade do surgimento de caravelas e águas-vivas. Comparado ao Litoral Sul, a região Norte fica com um pouco mais de chuva, mas não serão tempestades duradouras, nem frequentes.


FAKE NEWS
Pelo terceiro ano consecutivo, circula na internet um texto falso indicando forte calor em fevereiro. O texto mentiroso usa como fonte o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão, inclusive, divulgou nota negando o tal calorão: “Informamos que se trata de uma notícia FALSA. Não há qualquer previsão a esse respeito. Essa falsa informação já se repetiu também em Fevereiro de 2018 e 2019 e vem sendo vinculada sem nenhum propósito; portanto trata-se de informação FALSA”. No ano passado, o Ministério da Saúde alertou em seu site para a mesma fake news, desmentindo o boato.

(Foto: Octacílio Freitas Dias)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela