Chuva de meteoros pode ser vista no céu do RS esta semana

04/05/2021
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

Uma chuva de meteoros Eta Aquáridas pode ser vista no céu do Rio Grande do Sul durante esta semana, segundo o Observatório Heller&Jung, de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, um dos responsáveis pelo observatório, a chuva atingirá a atividade máxima entre quarta-feira (5) e quinta (6). “Aqui no hemisfério Sul, a taxa de meteoros visíveis é maior que no hemisfério Norte, com previsão para até 50 por hora”, diz.

Segundo Jung, a chuva está associada aos detritos do cometa Halley, um cometa periódico, visível na Terra a cada 75 anos e conhecido pela alta velocidade de seus meteoros. “A velocidade chega a 66 km/s. Estes meteoros normalmente deixam um rastro brilhante no céu por vários segundos e é o único cometa que é regularmente visível a olho nu da Terra”, conta. Ainda de acordo com o professor, o melhor horário para observação é após às 2h, na direção leste. “Mas podem ser vistos durante a noite antes desta hora. A quantidade que pode ser vista é grande”, destaca.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela