Câmara debate preocupação com atendimento na área de oncologia

04/05/2022
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

Na sessão de segunda-feira (2), vereadores de Dois Irmãos mostraram preocupação com o atendimento de oncologia. Recentemente, o Hospital Regina de Novo Hamburgo deixou de ser referência na região, e os pacientes de Dois Irmãos passaram a ser atendidos em Taquara. Sheila da Silva (PT) foi a primeira a se pronunciar sobre o assunto, dizendo ter sido procurada por uma paciente.

– Essa mudança tem gerado muita insegurança e angústia, porque segundo ela inclusive a qualidade do atendimento não é a mesma. Muitos outros pacientes de Dois Irmãos também devem estar enfrentando essa realidade – comentou.

A preocupação aumenta, segundo a vereadora, com novas informações que surgem.

– Primeiro, porque o hospital de Taquara, segundo as informações que eu tive, não estava preparado para atender a um volume tão grande de pacientes – eu soube que só de Novo Hamburgo foram 900 casos transferidos. A segunda preocupação é porque não conseguimos garantir que aqueles pacientes que já estavam em tratamento, vinculados ao Regina, pudessem concluir o tratamento em Taquara. Vi que em Novo Hamburgo a comunidade se mobilizou, foi para a Câmara de Vereadores junto com a Liga do Câncer tentar pensar junto uma solução mais adequada. Por aqui, parece que está tudo bem, mas não é a informação que me chegam de pessoas que fazem uso do serviço. Espero que olhem isso mais de perto – acrescentou Sheila.

O presidente Ramon Arnold (PP) disse que conversou sobre o assunto com o deputado estadual Issur Koch (PP) e com o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), Diogo Leuck.

– O Hospital Regina é uma entidade particular, e as decisões tomadas cabem somente a eles. Cabe a nós tentarmos de todas as formas dissuadi-los disso aí. Pelo que sabemos, já foi comunicado que o setor de oncologia vai ser desmantelado do Hospital Regina, inclusive para atendimentos particulares, e isso nos preocupa muito porque vai realmente superlotar atividades como temos em Taquara. Isso é muito grave. Além disso, o Diogo me confidenciou que o Regina também tem interesse, talvez no futuro, de descredenciar inclusive a ala de pediatria, o que também é muito grave – comentou.

Celina Christovão (MDB) elogiou o atendimento em Taquara.

– Até agora só ouvi elogios de pacientes que foram atendidos em Taquara, que fizeram cirurgia lá. Porém, com o Regina indo para lá – não desmerecendo eles, que também precisam de atendimento –, a demanda vai ser muito grande. Todos nós vamos lutar para que não deixem de atender – disse ela.

Para Nilton Tavares (PP), o futuro é incerto.

– Sobre a situação da oncologia, que estava sendo bem atendida desde que mudou para Taquara, ainda não sabemos o que vai acontecer. Será uma das minhas demandas para o final desta semana ou na outra – afirmou ele, que acaba de assumir a Secretaria da Saúde de Dois Irmãos.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela