Ação reforça luta pelo fim da violência contra as mulheres nesta quinta

04/12/2019
Evento terá palestra sobre a Lei Maria da Penha

Evento terá palestra sobre a Lei Maria da Penha

Ocorre nesta quinta-feira, dia 5, em Dois Irmãos, ação da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Promovido pela Coordenadoria da Mulher, o evento será na Sociedade Santa Cecília, a partir das 14h, e é aberto para toda comunidade. 
Um dos momentos mais aguardados da tarde é a palestra sobre a Lei Maria da Penha, a partir das 15h30, com Nádia Gerhard, Tenente Coronel da Reserva da Brigada Militar. Conhecida por sua atuação na Brigada Militar, onde atuou por 27 anos, ela foi a primeira mulher a comandar um batalhão de Polícia Militar no estado, quando assumiu o 40º BPM, em Estrela, em 2007. Em 2012, implementou a Patrulha Maria da Penha, com objetivo de cumprir as medidas protetivas de urgência para mulheres vítimas de violência doméstica. Antes da palestra, às 14h30 tem apresentação de dança artística e capoeira, e às 15h ocorre roda de conversa com autoridades do município.
Realizada mundialmente, a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, ocorre de 20 de novembro a 10 de dezembro.
 



*
DP registrou 161 casos de violência doméstica até outubro
De acordo com números divulgados pela Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos, 161 casos de violência doméstica foram registrados no local de janeiro a outubro deste ano- 148 ocorreram na cidade e 13 em Morro Reuter. Segundo a polícia, no mesmo período foram solicitadas 119 medidas protetivas. 
Dos números relevados pela polícia, o que mais chama atenção são as ocorrências de ameaça, que totalizam 81 em 10 meses. Também foram registrados 26 casos de lesão corporal, 18 descumprimentos de medida protetiva, 17 perturbações de tranquilidade, 10 vias de fato, 4 estupros, 3 injúrias, 1 dano e 1 apropriação indébita. A maioria das vítimas tem entre 20 e 40 anos. A maioria dos casos, segundo a polícia, foi registrada nos bairros São João (27), Centro (15) e Travessão (13). Conforme a delegacia de Dois Irmãos, foi possível perceber um aumento no número de vítimas de violência doméstica buscando ajuda e registrando os fatos. 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela