Copa América 2020: Brasil estreia contra a Venezuela, e Argentina x Chile abre torneio

04/12/2019
Fonte: Globo Esporte

Fonte: Globo Esporte

Atual campeão da Copa América, o Brasil tentará defender seu título a partir do próximo dia 14 de junho de 2020, contra a Venezuela, em Cali, na próxima edição do torneio. Em sorteio realizado em Cartagena, na Colômbia, a Conmebol fechou os dois grupos do torneio, que será realizado em solo colombiano e também na Argentina. Uma das seleções convidadas, o Catar estará na mesma chave da Seleção Brasileira.
O pontapé inicial da próxima Copa América será no estádio Monumental de Núñez, dia 12 de junho, entre Argentina e Chile, seleções que fizeram a final do torneio em 2015 e 2016. As duas equipes também protagonizaram a decisão do terceiro lugar na última edição, no Brasil. A final da competição em 2020 será no dia 12 de julho, no estádio Metropolitano, em Barranquilla, na Colômbia. O Campeonato Brasileiro não vai parar durante o torneio.
A próxima Copa América é uma adequação no calendário. A partir do ano que vem, o torneio passará a ser disputado de quatro em quatro anos, apenas em anos pares, como na Eurocopa. A edição de 2020 ocorrerá, inclusive, no mesmo intervalo do torneio europeu. Portanto, a edição seguinte será apenas em 2024. A Conmebol aproveitará a edição extra da competição para testar o novo formato.


NO SORTEIO
O técnico Tite não esteve presente no sorteio. Coordenador de Seleções da CBF, Juninho foi o representante da seleção brasileira e participou da cerimônia ao levar a taça da Copa América ao palco. Além dele, também viajou para a Colômbia o auxiliar técnico César Sampaio.
– É uma competição difícil, temos que valorizar muito. Já começamos a Copa América. Os quatro jogos são no ano que vem, mas o trabalho da logística já tem início hoje. Vamos viajar pela Colômbia e com certeza seremos bem recebidos em todas essas cidades – disse Juninho, em entrevista ao site oficial da CBF.
A cerimônia em Cartagena contou com as participações do ex-goleiro Mondragon e o ex-zagueiro Yepes, ambos colombianos, e o ex-zagueiro Oscar Ruggeri, último capitão a erguer um troféu oficial pela Argentina, na Copa América de 1993. O evento também apresentou a bola e o mascote oficial do torneio, que se chama Pibe e homenageia os vários cachorros que invadem os campos pela América do Sul.


O FORMATO DO TORNEIO
As seis seleções de cada grupo se enfrentam em turno único. Os quatro melhores de cada chave avançam para a fase de mata-mata, com quartas de final, semifinal e final. Com isso, as equipes farão dois jogos a mais na primeira fase: cinco, em vez de três no antigo modelo. Quem avançar à semifinal terminará com oito partidas, mais do que os atuais seis da Copa América e os sete da Copa do Mundo. A competição passará de 26 jogos, como na edição do Brasil, em 2019, para 38 em 2020.
A chave A tem Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Uruguai e Austrália. Na chave B estão Colômbia, Brasil, Venezuela, Equador, Peru e Catar. Na 1ª fase, o Brasil jogará nos dias 14 (Venezuela), 18 (Peru), 23 (Catar) e 27 de junho (Colômbia) e no dia 1º de julho (Equador). Os jogos das quartas de final e da semifinal estão divididos assim:


Na Argentina:
1º do Grupo A x 4º do Grupo B (Monumental, Buenos Aires)
2º do Grupo A x 3º do Grupo B (Ciudad de La Plata, La Plata)
Os vencedores fazem uma das semifinais, também na Argentina (Mario Kempes, Córdoba)


Na Colômbia:
1º do Grupo B x 4º do Grupo A (Metropolitano, Barranquilla)
2º do Grupo B x 3º do Grupo A (Pascual Guerrero, Cali)
Os vencedores fazem a outra semifinal, também na Colômbia (Atanasio Girardot, Medellín)


*
Argentina vai inaugurar estádio
O evento também confirmou os nove estádios que receberão jogos da Copa América de 2020: cinco na Argentina e quatro na Colômbia. Um deles sediará apenas uma partida em toda a competição: o Estádio Único de Santiago del Estero, que ainda está em construção, terá capacidade para 28 mil torcedores e promete ser o mais moderno do país. A arena chegou a ser anunciada pela Associação do Futebol Argentino em julho. No entanto, diante dos atrasos nas obras, o Bicentenario, em San Juan, surgiu como opção. Mas, nesta terça, o local, que fica no Norte da Argentina, foi confirmado. A única partida no estádio será entre Uruguai e Paraguai, no dia 30 de junho de 2020.


*
Os nove estádios da Copa América 2020:
Na Argentina:

Malvinas Argentinas (Mendoza): capacidade para 38,5 mil pessoas
Mario Alberto Kempes (Córdoba): capacidade para 57 mil pessoas
Estadio Único (Santiago del Estero): capacidade para 25 mil pessoas
Monumental (Buenos Aires): capacidade para 66.269 pessoas
Estadio Ciudad de La Plata (La Plata): capacidade para 43.289 pessoas
Na Colômbia:
Atanasio Girardot (Medellín): capacidade para 45.175 pessoas
Pascual Guerrero (Cali): capacidade para 49.828 pessoas
Metropolitano (Barranquilla): capacidade para 46.817 pessoas
El Campín (Bogotá): capacidade para 34.498 pessoas


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela