Número de pessoas em busca da 1ª habilitação do tipo AB sobe 29,1% em 2020

05/01/2021
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

A queda na busca por carteiras de habilitação para carros e motos já era esperada pelo Detran-RS. Afinal, o ano foi marcado pela pandemia e Centros de formação fechados por quase dois meses. Entretanto, um dado surpreendeu a autarquia: a procura por carteiras do tipo AB. Um levantamento identificou que o número de pessoas que buscaram Centros de Formação de Condutores (CFCs) para tirar pela primeira vez a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo AB (para motocicletas e carros) em 2020 é o maior dos últimos seis anos. O dado integra um estudo feito pelo órgão a pedido de GZH.

De acordo com o levantamento, entre os meses de janeiro e novembro de 2020, 25.964 pessoas se inscreveram para realizar os testes do tipo AB, que dá aos aprovados habilitação para conduzir motos e carros. O número é 29,1% superior ao mesmo período de 2019, quando 20.109 pessoas também se inscreveram para obter a CNH do mesmo tipo. Houve queda, porém, nos índices de pessoas que obtiveram as habilitações apenas para um dos veículos. A procura por CNH do tipo A (motos) caiu 11,8%, e do tipo B (carros), 2,7%. O Detran acredita que a busca por recolocação no mercado de trabalho, aliado às multas por demissões sem justa causa no FGTS, podem ter ocasionado esse crescimento. Para o chefe da Divisão de Habilitação do Detran, Jonas Bays, as possibilidades de novos empregos ajudam que procura por CNH do tipo AB.

— Muita gente perdeu o emprego, mas recebeu um seguro e aproveitou para fazer a carteira. É possível fazer essa leitura. Ter habilitação é um fator importante — disse.

Ainda conforme Bays, como muitas atividades ficaram por um longo período suspensas (aulas de escolas e universidades, por exemplo), o que proporcionou mais tempo para as pessoas se dedicarem à procura pela habilitação de carro e moto.

— As pessoas estão com mais tempo. Quem faz essa primeira habilitação geralmente é quem é mais jovem —complementou.

 

Procura pela primeira CNH tem elevação de 0,8%

Um dado que chamou atenção do Detran-RS diz respeito ao número de pessoas que procuraram, de forma geral, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) no Estado para realizarem a primeira habilitação. Segundo levantamento da autarquia, foram abertos 0,8% mais Registros Nacionais de Carteira de Habilitação (Renachs) entre janeiro e novembro de 2020 do que no mesmo período do ano passado. Também houve procura maior pelas carteiras C, D e E, para pessoas que já possuem uma habilitação.

Entretanto, a emissão total de CNHs entre janeiro e novembro de 2020 teve queda na comparação com 2019. Isso se deve principalmente em razão do atraso das aulas teóricas e práticas por causa do fechamento de CFCs por quase dois meses.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela