Mesmo com situação normalizada, consumo de água deve ser consciente

05/06/2020
Falta de chuvas no último verão ligou o alerta

Falta de chuvas no último verão ligou o alerta

O nível do Arroio Feitoria voltou ao normal com as chuvas das últimas semanas. Após um período muito difícil de estiagem e problemas no abastecimento, a situação está controlada na captação de água da Corsan em Dois Irmãos. Isso não significa, porém, que a população pode relaxar e ignorar as ações de consumo consciente.
Atendendo a um pedido do Jornal Dois Irmãos, o gestor da Corsan no município, Oneide Castro, avaliou a situação de momento. “O nível do rio está bom, mas não dá para garantir que as coisas estão resolvidas, que não teremos mais estiagem e nenhum problema de água. Pelas previsões, deve chover pouco no mês de junho. Por isso, as pessoas devem manter o consumo consciente e evitar o desperdício”, comenta. A falta de chuvas no último verão ligou o alerta. “Todo mundo sofreu, todo mundo ficou assustado quando viu o rio seco – pela primeira vez eu vi o rio seco em toda sua extensão! Tivemos que trazer água de outros municípios a um custo muito alto. Foi um período complicado”, recorda Oneide. “A situação está normal por enquanto, mas a gente nunca sabe até quando. Sei que agora é inverno, época de chuvarada, mas parece que a previsão para este ano não é muito boa. Virão poucas chuvas e só deve normalizar a partir de agosto”, acrescenta.
O gestor da Corsan questiona a necessidade de usar água tratada em alguns serviços. “Às vezes, vejo gente lavando calçada com lava-jato e não tem por quê. Poderiam muito bem utilizar um balde de água e passar uma vassoura, mas às vezes ficam duas horas tirando uma folhinha com jato”, exemplifica. “Não cabe a Corsan dizer que não pode lavar calçada, que não pode lavar carro. O que a gente pode dizer é que cada um deve ter consciência de que a água está cada vez mais escassa. A água é nossa, de todos; a água não é da Corsan. A Corsan administra e faz a distribuição. Juntos, toda a comunidade, nós temos que saber como usar para não faltar para ninguém”, conclui Oneide.

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela