RS confirma mais casos de sarampo e número supera o total de 2018

05/12/2019
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

O número de casos de sarampo confirmados no Rio Grande do Sul neste ano já é maior do que o total de 2018. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES), divulgado na quarta-feira (4), subiu de 44 para 51 a quantidade de pessoas diagnosticadas com a doença — quatro a mais do que no ano passado, quando o governo gaúcho confirmou 47 infectados. Entre os sete novos casos confirmados, estão três crianças com menos de um ano de idade.
Entre 2012 e 2017, nenhum caso foi registrado em território gaúcho. No entanto, os baixos índices de vacinação fizeram com que o sarampo voltasse a circular em 2018. Em Porto Alegre, por exemplo, apenas 71,8% das crianças de um ano estavam vacinadas contra o sarampo em 2017, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é 95%. Isto, aliado a casos em outros Estados, fez com que o Brasil perdesse a certificação de país livre da doença, conferida pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) em 2016. Neste ano, o Brasil já contabiliza 13,4 mil casos, sendo 90% deles em São Paulo. Do total de pessoas diagnosticadas, 15 morreram em decorrência da doença. O maior número de mortes foi em pacientes com mais de 20 anos de idade.
No Rio Grande do Sul, oito municípios concentram os 51 casos confirmados: Cachoeirinha (15), Porto Alegre (14), Gravataí (12), Tramandaí (3), Ijuí (2), Alvorada (2), Canoas (2) e Dois Irmãos (1). De acordo com a SES, apesar de já possuírem idade para receber a “dose zero” da vacina, nenhuma delas estava imunizada. As demais confirmações são de jovens entre 18 a 29 anos. Ambas as faixas etárias foram alvo da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, realizada entre outubro e novembro.

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela