Jerri discorda da liberação de recursos para fiscalizar distanciamento controlado

06/04/2021
Prefeito de Dois Irmãos entende que governador deveria ter outras prioridades

Prefeito de Dois Irmãos entende que governador deveria ter outras prioridades

O Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (5) que vai liberar R$ 4,4 milhões para investimento em fiscalização nos municípios. O objetivo é facilitar a contratação de equipes locais para análise do cumprimentos das normas sanitárias no modelo de distanciamento controlado. O anúncio foi feito na reunião do governador Eduardo Leite com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeitos representantes das 27 associações regionais.

— Uma coisa é fiscalizar porta fechada. Outra é ter de entrar no estabelecimento e ver se tem distanciamento, se o público máximo está sendo respeitado ou não, se todos estão usando máscara corretamente — salientou Leite, que pode anunciar novas medidas de fleixibilização até o final da semana.

As prefeituras terão até quinta-feira (8) pela manhã para apresentar ao governo a forma como planejam efetivar a fiscalização. Junto, deverão incluir o volume de recursos que desejam acessar e como a verba será aplicada. Na quinta-feira à tarde, os planos serão analisados pelo gabinete de crise do Estado.

 

O QUE DIZ O PREFEITO

O JDI encaminhou quatro questões ao prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, para saber o que ele pensa do anúncio feito pelo governador. Confira:

 

Qual sua opinião sobre a liberação de recursos para fiscalização?

Prefeito Jerri – Gostaria que o município recebesse este recurso para outras prioridades, como saúde, transporte escolar, pavimentação, enfim... Ou que o Governo do Estado utilizasse para a especialidade de oncologia, para dar mais vagas ao tratamento de nossos pacientes com câncer, que aguardam em uma fila de espera perversa. As vagas para os municípios da nossa região, que já eram poucas, foram reduzidas ainda mais este ano.

 

O município foi comunicado sobre o valor que deve receber?

Prefeito Jerri – Por enquanto, soubemos apenas da publicação do Decreto e da exigência de um plano de fiscalização por parte do município.

 

A prefeitura já tem um plano para efetivar a fiscalização proposta?

Prefeito Jerri – Apresentamos no plano somente a estrutura que temos disponível no momento. Há uma contradição, pois enquanto a Lei 173/2020 proíbe o aumento de despesas com pessoal, o Governo do Estado quer a contratação de mais fiscais. É complicado fazer gestão pública neste país.

 

Existe a expectativa de novas flexibilizações nos próximos dias?

Prefeito Jerri – Acreditamos que possamos mudar para a bandeira vermelha em breve.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela