Pé de couve de 2,51m faz sucesso nas redes sociais do Pe. Paulo Wendling

07/01/2021
(Fotos: Divulgação)

(Fotos: Divulgação)

Anda fazendo enorme sucesso nas redes sociais o pé de couve com 2,51 metros de altura, cultivado pelo padre Paulo Wendling no Centro Diocesano de Pastoral e Apoio à Vida (CEDIPAVI), no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo. “Um pé de couve com esta altura é a primeira vez que conseguimos. Ele está plantado há 15 meses”, comenta.

O padre Paulo é diretor do CEDIPAVI e auxilia a Paróquia São Miguel, de Dois Irmãos, aos domingos. Tem publicados sete livros sobre saúde alternativa com o uso de recursos naturais. No caso da couve, ele destaca seus benefícios para o organismo. “O suco de couve é desintoxicante, fortalece o sistema imunológico. Como a couve é rica em sais básicos, cálcio, magnésio, potássio; fortalece os ossos e melhora o pH do sangue. Também possui ácido fólico e vitaminas A,C e K. Quando consumida em saladas ou refogados, é rica em fibras”, explica.

Segundo o sacerdote, seu cultivo é extremamente fácil e se adapta até para ser produzida em vasos. “A couve é da família do gênero Brassica, como repolho, brócolis, couve-flor, contém substâncias bociogênicas e podem inibir, em alguns consumidores, a absorção do iodo, o que poderia ocasionar o bócio. Por isso, não deve ser consumida crua por períodos longos. Para evitar este problema, pode-se consumi-la refogada ou feita no vapor, ou acrescentada aos alimentos quando estiverem quase prontos, como arroz, sopas e feijão”, esclarece padre Paulo. “Como diz São Paulo na primeira Carta aos Coríntios: 1 Cor 6,12 : ‘Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém’. Por isso, moderação sempre e em tudo”, completa.

 

AUTOBIOGRAFIA

Em novembro passado, padre Paulo comemorou 40 anos de Ordenação Sacerdotal, com celebração na Igreja Matriz de Dois Irmãos e lançamento da autobiografia “Confidências, Experiências e Vivências”. A obra pode ser adquirida na secretaria da Paróquia São Miguel por R$ 100,00.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela