Feevale já recebeu mais de 200 amostras para exames da Covid-19

07/04/2020
(Foto: Divulgação / Feevale)

(Foto: Divulgação / Feevale)

Até o final da manhã desta terça-feira (7), a Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, contabilizava 202 amostras recebidas dos municípios da região para exames de diagnóstico do coronavírus (Covid-19). O reitor Cleber Prodanov lembra que esta é uma ação que tem como objetivo apoiar as comunidades, além de desafogar os laboratórios oficiais. “A Feevale vem buscando desenvolver ações tecnológicas e inovadoras, visando dar apoio às municipalidades para o enfrentamento da pandemia”, afirma.
 Todas as amostras são coletadas nos espaços de saúde dos municípios e encaminhadas ao Laboratório de Microbiologia Biologia Molecular da Universidade Feevale. Para os testes, são coletadas amostras de secreção respiratória dos pacientes que têm suspeita de estarem infectados. Os exames ficam prontos de 24h a 48h a partir do recebimento das amostras, e os resultados são divulgados por cada município. O Laboratório tem capacidade inicial de testar 50 amostras por dia. “Esse é o mesmo teste feito pela rede pública, seguindo o protocolo estabelecido pela Organização Mundial da Saúde”, diz o professor do mestrado em Virologia, Fernando Spilki.
A parceria da Feevale é com os 12 municípios integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS) – entre eles, Dois Irmãos e Morro Reuter –, além de Rolante e Esteio.

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela