Pesquisadores da UFRGS criam site com dados ilustrados sobre a covid-19 no Brasil

07/04/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

Visando dar significado a um grande volume de informações, pesquisadores do Instituto de Informática da UFRGS desenvolveram um site com tabelas, gráficos e mapas com dados referentes à covid-19 no Brasil. A página ufrgs.br/coronavis reúne os casos confirmados e de mortes por Estado, distribuídos por município em números absolutos e na proporção por densidade de habitantes. Usando a técnica da análise visual, os dados são apresentados em escala de cores que auxiliam na identificação das faixas de valores. Segundo o coordenador do projeto, o docente João Luiz Comba, o mapa de calor (heatmap) permite estabelecer comparações de maneira mais clara.  
— No formato textual, em uma planilha, por exemplo, leva-se muito tempo para tirar conclusões que podem ser observadas de forma mais rápida visualmente. O site permite a alteração de ângulos de análise em várias operações que se combinam rapidamente — explica Comba.
O site permite que diferentes dados sejam combinados. É possível, por exemplo, buscar a quantidade de novos casos durante um período temporal específico, optando por uma visualização em qualquer intervalo de dias. Nos próximos dias, a ideia é acrescentar dados de toda a América do Sul para que a página possa ser usada internacionalmente. É por isso que as informações do site estão publicadas em língua inglesa. Encabeçado por docentes, mestrandos e graduandos do Instituto de Informática, o projeto vem na esteira de iniciativas de diferentes núcleos da UFRGS para combater a pandemia de coronavírus.  


SAIBA MAIS
Nesta semana, o Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) prepara voluntários, entre docentes, técnicos e estudantes de pós-graduação, para realizar cerca de 200 testes de diagnóstico de coronavírus por dia. Já os laboratórios de Inovação e Fabricação Digital da Escola de Engenharia (Lifeelab), de Design e Seleção de Materiais (LDSM) e de Metalurgia Física (Lamef) estão fabricando máscaras tipo faceshield para doar a profissionais de saúde. 
Em artigo publicado hoje em GaúchaZH, o reitor Rui Vicente Oppermann explicou as iniciativas da universidade: “As instituições de ensino superior desempenham o seu papel, participando de grupos que assessoram autoridades federais, estaduais e municipais, colocando suas potencialidades à disposição de toda a sociedade para combater a pandemia”.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela