“Temos que enxergar o número de pessoas demitidas”, diz presidente da Federasul

07/07/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

A presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Simone Leite, criticou nesta terça-feira (7) a relação do governo do Estado com o setor produtivo diante da pandemia do coronavírus. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, ela também fez críticas ao fechamento de atividades econômicas imposto pelo modelo de distanciamento controlado.
— Essa interrupção total (de atividades) é que não é possível. Até porque não temos igualdade de oportunidades. Tem lojas com condições sanitárias iguais sendo tratadas de forma diferente. (...) Tem supermercado que vende flores, mas a floricultura está fechada. Isso que gera toda uma revolta na classe empresarial. Uma classe que carrega esse Estado nas costas — afirmou.
Pela segunda semana consecutiva, o Rio Grande do Sul tem seis regiões sob bandeira vermelha nos riscos de contaminação da pandemia, de acordo com o mapa do distanciamento controlado. As restrições mais severas à circulação de pessoas continuam no entorno de Porto Alegre, Capão da Canoa, Canoas, Novo Hamburgo, Pelotas e Palmeira das Missões.
— Em março disseram que o ciclo (do vírus) seria em abril. O poder público teve tempo para fazer reorganização. Mas agora estão dizendo que essa semana será pior e que pode haver lockdown nas próximas. Como conseguiremos agir diante dessa total imprevisibilidade? — indagou Simone. 
A sugestão da presidente da Federasul é de que o governo dê atenção também a indicadores socioeconômicos das regiões antes de decidir sobre medidas de fechamento do comércio. Simone defende que as pessoas dos grupos de risco adotem o isolamento social, que todos observem as orientações e cuidados individuais e que horários de trabalho sejam administrados para evitar superlotação, com regimes de plantão.
— Temos que, nessas bandeiras, incluir indicadores socioeconômicos, não só considerar o número de óbitos. Temos que enxergar o número de pessoas demitidas, sem renda, sem oportunidade de trazer dignidade às suas famílias — disse. — Há uma condição cômoda para os gestores. Bandeira vermelha fecha. Mas o ônus de uma crise econômica é da covid. Essa está sendo uma situação que é confortável (para os gestores) — completou.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela