Campanha de vacinação contra o sarampo segue até dia 25

07/10/2019
Dia D será em 19 de outubro

Dia D será em 19 de outubro

A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta segunda-feira (7) à campanha de vacinação contra o sarampo. O objetivo é atingir crianças ainda não imunizadas contra a doença, com idades a partir de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacinação segue até o próximo dia 25 nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde de Dois Irmãos.
De acordo com a enfermeira Melissa Pereira Bolson, que é responsável pelas imunizações no município, a vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. No dia 19 (sábado), está previsto o Dia D da campanha. O responsável pela criança deve levar junto a Carteira de Vacinação e o Cartão SUS. A campanha também terá uma segunda fase neste ano, focada em jovens de 20 a 29 anos. A ação acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro, sendo o Dia D no dia 30. Esse grupo pode receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme disponibilidade da vacina. 
A Secretaria de Saúde lembra que, durante a campanha contra o sarampo, os pais ou responsáveis pelas crianças devem trazer a Carteira de Vacinação para avaliar a necessidade da realização da vacina contra a febre amarela. Para mais informações, procure a sala de vacinação da UBS mais próxima de sua residência. 


NÚMEROS
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios. 
No levantamento divulgado até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Sergipe e Distrito Federal.


(Foto: Divulgação / PMDI)



*

Vacina pentavalente está em falta
A Secretaria de Saúde de Dois Irmãos informou na sexta-feira (4) que a vacina pentavalente está em falta devido ao desabastecimento do Ministério da Saúde, problema que atinge várias regiões do país. A pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite. As crianças devem receber três doses – aos dois, aos quatro e aos seis meses. Os pais com filhos nesta faixa etária podem deixar seu nome na lista de espera nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde.
Segundo a enfermeira Melissa Pereira Bolson, responsável pelas imunizações no município, ainda não há previsão de recebimento da vacina, mas os pais devem ficar atentos para deixar as demais vacinas de rotina em dia. O Ministério da Saúde afirma que o problema não é causado por falta de recursos, mas devido à reprovação em testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde (INCQS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de um estoque adquirido por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O Brasil não produz o imunizante e precisa importá-lo.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela