Dois Irmãos combate descarte irregular de lixo em vários pontos

07/11/2019
(Foto: Divulgação / PMDI)

(Foto: Divulgação / PMDI)

Em uma fiscalização de rotina na manhã de terça-feira (5), integrantes das secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos encontraram sofás usados, restos de armários, para-brisas, lixo e demais entulhos descartados irregularmente em diversos pontos de Dois Irmãos. O próximo passo será identificar os responsáveis pelo descarte para fazer as notificações.
Também foi constatado que algumas pessoas não estão respeitando as placas de “Proibido jogar lixo”. Em um dos pontos, uma placa foi colocada há 15 dias e durante a vistoria foi encontrado um armário atirado no mesmo local, ao lado da sinalização. O secretário Dirceu Fleck destaca que a população de Dois Irmãos não tem motivo para descartar entulhos e lixo em local impróprio. “Temos a coleta domiciliar todos os dias em alguns bairros e, em outros, no mínimo duas vezes por semana. Se o caminhão não passa na frente da casa do morador, ele é orientado a deixar o lixo em um local próximo. Além disso, a cada 15 dias contamos com a coleta de móveis, entulhos de obras e podas de árvores em todos os bairros da cidade. O morador só precisa deixar o material na frente da sua casa no dia correto para ser recolhido. Ninguém precisa despejar o lixo em local impróprio”, observa.
Mais informações sobre os dias de coleta podem ser obtidas com a Secretaria de Serviços Urbanos, pelo telefone (51) 3564-8860. O cronograma do recolhimento de entulhos, móveis e eletrodomésticos pode ser conferidos no site da prefeitura (doisirmaos.atende.net/).


ADVERTÊNCIA E MULTA
Segundo a lei municipal 1.671/99, o descarte irregular de materiais ou qualquer outro dano causado ao meio ambiente está sujeito desde a advertência por escrito e até o pagamento de multa, que varia entre R$ 177,21 e R$ 143.540,10, dependendo da gravidade da infração. O Departamento de Meio Ambiente destaca que o serviço de fiscalização e autuação é feito pelo órgão público por lei, mas que qualquer pessoa pode entrar em contato para denunciar alguma irregularidade. Mais informações e denúncias devem ser feitas para o Departamento de Meio Ambiente, no telefone (51) 3564-8894.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela