Leandro Karnal publica fotos de Dois Irmãos em rede social

08/01/2020
Postagem foi feita no dia 24 de dezembro

Postagem foi feita no dia 24 de dezembro

O famoso historiador, professor, escritor e palestrante Leandro Karnal passou por Dois Irmãos recentemente. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, ele publicou em seu Instagram uma foto em frente ao Colégio Imaculada Conceição, no Centro da cidade. Na legenda, relatou que, no prédio da escola dois-irmonense, começou sua carreira de professor.
Leandro Karnal tem 56 anos e nasceu em São Leopoldo. Desde 1996, é professor doutor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. É muito conhecido por suas palestras e vídeos na internet – o canal no Youtube Prazer, Karnal tem mais de 260 mil inscritos. Atualmente, também é colunista do jornal Zero Hora. Sobre a foto publicada na rede social, ele escreveu o seguinte:
- A escola pertence a uma congregação religiosa. Em 1982, o governo do Estado alugava o prédio para que os alunos da rede pública tivessem aulas. Ali, como professor de História, comecei minha carreira, aos 19 anos. Muitos alunos do noturno trabalhavam na indústria do calçado. O colégio estadual de Dois Irmãos (RS) sempre volta aos meus pensamentos. No turno da tarde, dei aulas de xadrez para que treinassem estratégia. Fiz convites para que candidatos de esquerda e de direita falassem aos alunos no período da redemocratização. Pegava um ônibus em São Leopoldo e desembarcava em Dois Irmãos. Depois das 22h não havia mais ônibus na cidade e eu voltava de carona até Novo Hamburgo e, de lá, outro ônibus até minha casa. Aprendi muito.
A lembrança de Karnal foi compartilhada pelo Colégio Imaculada Conceição em seu Instagram. O professor também compartilhou uma foto do interior da Igreja Católica, com a seguinte legenda: “Igreja de São Miguel, Dois Irmãos (RS). Via sacra em alemão, herança dos imigrantes”.



SAIBA MAIS
Leandro Karnal é professor doutor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desde 1996. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Possui pós-doutorados pela UNAM, no México, e pelo CNRS de Paris, na França. Sua formação cruza História Cultural, Antropologia e Filosofia. É autor de livros que tratam sobre a história dos países, como História dos Estados Unidos (Contexto, 2007) e sobre o ensino de História, como História na sala de aula – conceitos, práticas e propostas (Contexto, 2003) e Conversas com um jovem professor (Contexto, 2012). É membro do conselho editorial das principais publicações acadêmicas da área na Unicamp (revistas Ideias, Cadernos Pagu e História Social) e da Unisinos (revista História).

 

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela