Festa de Corpus Christi terá três carreatas em Dois Irmãos

08/06/2020
Por conta da pandemia, este ano não haverá tapetes e procissão

Por conta da pandemia, este ano não haverá tapetes e procissão

A Paróquia São Miguel de Dois Irmãos se prepara para uma festa de Corpus Christi diferente neste ano, em razão da pandemia da Covid-19. Com a impossibilidade de confeccionar os tradicionais tapetes de serragem e de realizar a procissão, a fim de evitar aglomerações, três carreatas vão percorrer a cidade na próxima quinta-feira (11).
Segundo Anderson dos Santos, coordenador do Conselho de Pastoral, o feriado de Corpus Christi terá três missas às 9h: na Igreja Matriz (Pe. Dirceu), nos bairros Bela Vista (Pe. Valnei) e no Travessão (Pe. Diego). “Depois destas missas, serão realizadas três carreatas com o Santíssimo exposto, que percorrerão todas as comunidades da Paróquia São Miguel. Como neste ano não poderemos ter os tapetes, pensou-se em algo diferente, pois Corpus Christi é o único dia em que podemos sair com Jesus nas ruas”, explica ele. “As demais comunidades também terão suas celebrações da palavra, e quando as carreatas passarem por cada uma delas, as pessoas serão convidadas a acompanhar. Haverá Bênção do Santíssimo em cada comunidade. Também passaremos em frente ao Posto 24h e ao Hospital São José, inclusive com Bênção do Santíssimo nestes dois locais”, acrescenta Anderson.
Para participar das missas e celebrações, os fiéis devem fazer sua inscrição, conforme a capacidade de cada igreja ou capela. Por conta da pandemia, apenas 25% dos espaços podem ser ocupados, seguindo todos os protocolos das autoridades sanitárias, como o uso de máscara. Já a participação nas carreatas é aberta. “Ao longo do caminho, as pessoas que quiserem também podem entrar na carreata. Pedimos a todos que enfeitem seus veículos com balões, de preferência brancos e amarelos, que são as cores do Vaticano”, diz Anderson. “Assim como no Domingo de Ramos motivamos as pessoas a colocarem ramos na porta de casa, agora queremos incentivar os fiéis a montarem altares na frente das residências, mesmo que as carretadas não passem nas respectivas ruas”, completa.


DOAÇÃO DE ALIMENTOS
O coordenador lembra ainda que, neste período de pandemia, em todas as missas e celebrações da Paróquia São Miguel estão sendo arrecadados alimentos para ações sociais na comunidade. “Quem quiser e puder, está convidado a colaborar com 1 kg de alimento”, conclui Anderson, convidando a todos para a festa de Corpus Christi.


TRAJETO DAS CARREATAS


IGREJA MATRIZ – SÃO MIGUEL
Comunidades: Nossa Senhora de Fátima e São José

– Saída: Ruas 10 de Setembro, Guilherme Engelmann e 11 Amigos.
– Retorno: Ruas 11 Amigos, Guilherme Engelmann, 10 de Setembro, 29 de Setembro, Esteio, Affonso Wolf, São Leopoldo, Av. Irineu Becker, Av. 25 de Julho e Rua São José.


TRAVESÃO – BR-116
Comunidades: São Luis, Sagrada Família, São João, Nossa Senhora dos Navegantes

– Saída: BR-116, Ruas Alberto Rubenich, Aloisio Maldanner, Rincão, Das Hortênsias, Das Camélias, Albano Hansen, Alberto Rubenich, Rio de Janeiro, Sergipe, Goiás, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins, Campo Bom, Sapiranga, Bento Gonçalves, São Paulo, João Albino Kolling, Av. Sapiranga com benção final no Postão.


NOSSA SENHORA APARECIDA – BELA VISTA
Comunidades: Nossa Senhora do Rosário, São Miguel, São Cristóvão e Santo Antônio

– Saída: Ruas Humaitá, Anita Garibaldi, Felipe Anschau, Walter Schneck, BR-116 até Capela São Miguel, Av. João Klauck, Ruas Frei Caneca, Érico Veríssimo, Adão Hack, João Klauck, Av. Do Parque e Rua Portão.

(Foto: Arquivo JDI)

 

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela