CDL fará ação de conscientização e distribuição de máscaras no sábado

08/07/2020
Mobilização reúne as entidades da região

Mobilização reúne as entidades da região

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Dois Irmãos realizará uma ação de conscientização e distribuição de máscaras no próximo sábado (11), a partir das 10h, no Centro da cidade. A iniciativa faz parte de uma mobilização das entidades da chamada Região 7 – Novo Hamburgo no combate ao coronavírus.
De acordo com Ademir Berlitz, presidente da CDL, o objetivo é fortalecer o enfrentamento à Covid-19 e minimizar seus efeitos na região. “Além de distribuir máscaras e orientações, as CDLs da região também encaminharam uma carta ao governador Eduardo Leite, solicitando a flexibilização de medidas para o comércio varejista não essencial”, comenta Ademir. “O comércio vem tendo um prejuízo muito grande desde o início da pandemia”, acrescenta. 
O documento protocolado no início de julho foi elaborado e assinado pelas CDLs que abrangem os municípios de Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Presidente Lucena, São José do Hortêncio, São Leopoldo, Portão, Campo Bom e Sapiranga. 


Leia a seguir a nota publicada pela CDL nas suas redes sociais:
CDLs integrantes da Região 7 sugerem um Plano de Contingência ao Governo do Estado com proposta de combate à COVID-19 e flexibilização de medidas para o Comércio Varejista (não essencial-de rua). Foi entregue e protocolado junto ao Governo do Estado no início de Julho pedido para que seja autorizada a abertura do comércio na Região 7, seguindo as medidas sugeridas através de um Plano de Contingência elaborado e assinado pelas CDLs de Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Estância Velha/Ivoti/Lindolfo Collor/Presidente Lucena e São José do Hortêncio, São Leopoldo, Portão, Campo Bom e Sapiranga. Diversas medidas estão sendo propostas como sugestão neste modelo de contingência, entre elas: 
– A limpeza minuciosa de todos os equipamentos, componentes, peças e utensílios em geral; 
– Disponibilizar os insumos completos, como álcool 70%, luvas e demais equipamentos recomendados para a manutenção de higiene pessoal dos funcionários e demais participantes da atividade, assegurando um ambiente adequado para assepsia; 
– Adotar sistemas de escalas, de revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores, tais como: (I) horários diferenciados de entrada, intervalos e saídas; (II) organizar a entrega de produtos ou intervalos de descanso dos funcionários, nas próprias empresas, a fim de evitar aglomerações nas áreas de convivência externa. 
– Limitar em pelo menos 50% a área de circulação interna, além de outras medidas. 
Como contra partida ao atendimento das flexibilizações propostas, as entidades comprometem-se a acompanhar, orientar e monitorar a aplicação das normativas junto as empresas e realizar ações as comunidades adotem as medidas de prevenção e cuidados.
As CDLs consideram a medida de extrema importância já que o comércio varejista a exemplo dos demais segmentos, foi bastante comprometido a partir das medidas impostas pela pandemia como o fechamento das portas para a prevenção e proteção dos clientes e colaboradores. Um possível aumento da inadimplência e consequente crescimento de demissões no setor é temido diante do atual cenário, caso as portas permaneçam fechadas.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela