Temperatura sobe no final de semana e volta a cair na próxima terça

08/07/2022
Fonte: GZH / Foto: Marcio A. Blume

Fonte: GZH / Foto: Marcio A. Blume

Os meses de junho e julho são os mais gelados no Rio Grande do Sul, mas, segundo a Climatempo, o período sofre com a atuação de bloqueio atmosférico. Com isso, as rajadas de vento empurram as frentes frias para o alto-mar, impedindo que consigam se espalhar pelo Estado e por outras áreas da região sul do Brasil. Além disso, rajadas de vento quente do norte do país se voltam em direção ao Sul, o que gera também um aumento da temperatura.

– Quando ocorrem bloqueios atmosféricos, não é incomum esse aumento na temperatura, que é a situação atual. Só que essa “chavinha” já vai mudar a partir do começo da semana que vem – pontua Carine Gama, meteorologista da Climatempo.

No sábado (9) e principalmente durante o domingo (10), os termômetros sobem novamente. É a partir de segunda-feira (11) que a previsão indica uma virada no tempo. Uma frente fria avança sobre o território gaúcho e aumenta a nebulosidade e a possibilidade de chuva e temporal, além de deixar as rajadas de vento mais intensas e as temperaturas mais baixas. A partir de terça-feira (12), o declínio nos termômetros deve ser acentuado.

 

Chuva em quase todo Estado

A chuva apareceu em quase todo o Rio Grande do Sul nesta sexta (8). O dia ficou nublado e com possibilidade de precipitação principalmente durante a madrugada e pela manhã. Tempo firme apenas na divisa com Santa Catarina, no Extremo Sul e no Litoral Sul.

No sábado, a tendência é que o tempo fique nublado e com chuva no Sul, na Campanha e Fronteira Oeste. Nessas duas últimas regiões, há risco de temporal e granizo. Nas demais áreas, o predomínio é de sol entre nuvens. São José dos Ausentes, na Serra, e Pedras Altas, no sul do Estado, registram a mínima do dia: 7°C. Já a máxima pode ser de 30°C, em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, municípios do Norte. Em Dois Irmãos, os termômetros variam de 12°C a 23°C.

 

Próximos dias – Dois Irmãos

– Sábado, dia 9: Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com poucas nuvens. 12°C / 23°C

– Domingo, dia 10: Sol com algumas nuvens. Não chove. 13°C / 26°C

– Segunda, dia 11: Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 16°C / 26°C

– Terça, dia 12: Nublado pela manhã, com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens. Noite com pouca nebulosidade. 9°C / 15°C


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela