RGE alerta para riscos de acidentes elétricos na construção civil

08/09/2021
Fonte: RGE

Fonte: RGE

Com a continuidade da pandemia e o período de isolamento social, muitas pessoas perceberam pequenos ou até grandes problemas dentro de casa, mas que até então não davam muita importância, e estão aproveitando o momento para realizar obras e melhorias nos ambientes domiciliares. Feito por profissional contratado ou por quem se aventura em atividades amadoras, é preciso estar atento às medidas de segurança, já que os trabalhadores da construção civil estão entre os que mais correm riscos com acidentes elétricos. Nessas circunstâncias é necessário tomar todos os cuidados, usar equipamentos de proteção e evitar ficar muito perto das redes.

Levantamento feito pela RGE, aponta que o número de acidentes com a rede elétrica na construção civil é bastante relevante. Em 2020 foram registrados 7 acidentes envolvendo estes trabalhadores, sendo que 2 destes resultaram em mortes. No primeiro semestre de 2021, já ocorreram 2 acidentes, felizmente sem óbitos. “É muito importante planejar todo o trabalho e fazer o reconhecimento do local, determinando os tipos de máquinas e ferramentas adequadas, bem como as distâncias seguras da rede elétrica. Além disso, é imprescindível que os serviços sejam realizados respeitando as normas técnicas de segurança”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes.

Para evitar que outros acidentes aconteçam, o Grupo CPFL desenvolve campanhas permanentes de alerta e orientações. Desde o começo de 2020 está em andamento a campanha “Guardião da Vida”, voltada aos 3 milhões de clientes nos 381 municípios da área de concessão da RGE, incluindo profissionais da construção civil. O objetivo é conscientizar a população para os perigos que o mau uso da energia elétrica pode representar e a importância de se tomar todas as precauções, reforçando os cuidados com a saúde e a segurança no trabalho. Quem quiser saber mais pode acessar www.guardiaodavida.com.br, onde é possível ver dicas e orientações para o dia a dia do ambiente profissional e doméstico.

 

Confira abaixo as 5 principais dicas que todo profissional da construção civil deve ter em mente quando desenvolver atividades perto da rede elétrica:

 

* Ao construir ou reformar, nunca aproxime vergalhões, barras de ferro, réguas de alumínio, canos e outros materiais dos fios elétricos.

 

* Fique longe da rede elétrica quando for fazer o serviço de pintura. O cabo extensor é condutor de energia e a sua aproximação dos fios causa graves acidentes.

 

* Andaimes devem ser montados longe da rede de eletricidade. Reparos em lajes, telhados, 2º e 3º pavimentos oferecem ainda mais riscos. Redobre a atenção.

 

* Fique sempre atento ao dirigir ou manobrar caminhões com betoneiras, caçambas ou guindastes perto dos cabos da rede elétrica.

 

* Na dúvida, entre sempre em contato com um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura. Baixe o aplicativo ‘CPFL Energia’ (com navegação gratuita) no smartphone ou tablete ou acesse o site: www.rge-rs.com.br.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela