Dois Irmãos recebe carta sobre processo de co-irmandade com cidade alemã

09/01/2020
(Foto: Divulgação / PMDI)

(Foto: Divulgação / PMDI)

Em dezembro, Dois Irmãos recebeu uma carta do prefeito de Ramstein-Miesenbach, na Alemanha, Ralf Hechler, para dar continuidade às tratativas do processo de co-irmandande com a cidade alemã. Um representante alemão, Theo Pfleger, esteve no município para estreitar os laços entre as duas cidades.
Em março de 2018, Dois Irmãos recebeu a visita de uma comitiva de Ramstein-Miesenbach, que ficou encantada com a receptividade da comunidade e com a força da cultura alemã. Em maio de 2019, uma comitiva de Dois Irmãos e a prefeita Tânia da Silva visitaram a cidade alemã. Agora, em 2020, mais uma comitiva de Ramstein-Miesenbach pretende vir para cá e, após a visita, oficializar o processo de co-irmandade. “A co-irmandade busca manter ainda mais viva a nossa cultura herdada dos imigrantes alemães, com o intuito de fazer importantes parcerias nos setores culturais, de ensino, empresariais e outras áreas”, disse Tânia.
A co-irmandade é um desejo da administração municipal e vem sendo trabalhado desde 2013, buscando auxílio junto ao Consulado da Alemanha, em Porto Alegre.  Em 2017, as tratativas se intensificaram. Confira a seguir a carta enviada pelo prefeito e traduzida voluntariamente pela professora de alemão, Dirce Maria Sauzen:


CARTA TRADUZIDA
Excelentíssima Senhora Prefeita Terezinha da Silva,
Nesta troca de ano envio-lhe saudações de Ramstein-Miesenbach. Eu desejo-lhe, a sua família, seus colegas de trabalho e a todos os moradores de Dois Irmãos, um feliz e abençoado Natal e tudo de bom para o ano de 2020!
Me alegrou muito que em maio desse ano vocês com uma delegação visitaram a “Verbandsgemeinde Ramstein-Miesenbach” e pudemos nos conhecer pessoalmente. A troca com vocês e os visitantes de Dois Irmãos foi muito interessante para mim e me mostrou, que além da língua “pfälzischen” ainda existem outras semelhanças entre nossas comunidades, que são atribuídas aos imigrantes de nossa região, e que encontraram no Sul do Brasil uma nova morada. Gostaria muito de manter e continuar o relacionamento amigável que se desenvolveu entre Dois Irmãos e Verbandsgemeinde Ramstein-Miesenbach. Meus funcionários da prefeitura, que você conhece desde a visita, estão disponíveis como contato para consultas. Vou propor ao meu conselho de associação como órgão político, a manutenção de nossos relacionamentos amigáveis em uma declaração conjunta que nós como prefeito e representantes oficiais de ambas as comunidades, podemos assinar em uma reunião. Se o conselho da associação aprovar este projeto, enviaremos uma amostra dessa explicação para votação e tradução para o português depois em Dois Irmãos.
Se o calendário assim o permitir, gostaria de visitar a cidade de Dois Irmãos e o estado do Rio Grande do Sul pessoalmente. Eu me alegro com nossa “troca”! 
Saudações de Ramstein-Miesenbach!


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela