Entenda por que a água passou a ser negociada na bolsa de valores

09/03/2021
Investidora de Dois Irmãos, Lurdes Nicoli explica sobre a água como commoditie

Investidora de Dois Irmãos, Lurdes Nicoli explica sobre a água como commoditie

No dia 7 de dezembro de 2020, a Bolsa de Chicago e o Nasdaq lançaram pela primeira vez na história a água como investimento no mercado futuro. A água não é mais um recurso abundante no planeta, sendo que cerca de um terço da população global vive em países de estresse hídrico, segundo o World Resources Institute (WRI). O aumento da atividade econômica, do desperdício e do crescimento populacional causou uma escassez nos recursos hídricos. A negociação desse recurso vital foi criada com a intenção de gerenciar os riscos de flutuação de preços para os grandes consumidores de água, como o setor da agricultura.

Leia a seguir uma entrevista sobre o assunto com Lurdes Nicoli, moradora de Dois Irmãos. Ela é bacharel em Comunicação e aprendeu a investir na bolsa de valores de forma autodidata. Atualmente, Lurdes ensina as pessoas a investirem em ações no seu Instagram @lurdesnicoli. 

 

O que são commodities?

Lurdes Nicoli – Commodities são produtos que funcionam como matéria-prima, produzidas em escala e que podem ser estocadas sem perda de qualidade. Algumas características de uma commoditie: produto de origem primária, grande importância mundial, pequeno grau de industrialização, comercialização mundial.

 

O que muda com a água sendo um tipo de investimento?

Lurdes Nicoli – Segundo Tim McCourt, da CME Group, atualmente dois bilhões de pessoas vivem em países com problemas de acesso a água e quase dois terços da população mundial poderão sofrer com falta de abastecimento dentro de quatro anos. Desta forma, percebe-se a importância de gerenciar riscos com relação à falta deste líquido precioso. Com as mudanças, grandes usuários de água, como fazendeiros ou concessionárias de energia elétrica, poderão se proteger da flutuação do preço e também medir a disponibilidade do produto no mercado.

 

Quais impactos essa decisão pode causar?

Lurdes Nicoli – Eu diria que não haverá novos impactos ambientais, mas uma maior conscientização do uso adequado da água, uma vez que ficarão mais evidentes e expostos os fatos de o quanto a água potável é finita. Com a população em constante crescimento, a água se torna cada vez mais importante de ser preservada com o uso consciente.

 

Você considera a água como um bom tipo de investimento?

Lurdes Nicoli – Como é um produto de consumo mundial, pode sim, ser uma ótima opção de investimento, pois o mundo inteiro precisa e sua demanda é contínua. Quanto mais raro e necessário algo é, mais valor ele ganha ao longo dos anos.

 

Explique o que é mercado futuro, onde a água é negociada.

Lurdes Nicoli – Mercado futuro quer dizer que as pessoas podem negociar ativos, como a água, por um preço estipulado para a liquidação em data futura, ou seja, fica determinado o valor que será pago daqui seis meses, se este for o prazo estipulado, mesmo que quando no prazo o valor estiver maior ou menor do que o já acordado previamente. Este tipo de negociação só ocorre em Bolsas de Valores, com as garantias estipuladas nos contratos e garantias deste tipo de negócio. Para concluir, minha opinião é de que a água é um bem muito precioso e essencial à vida e que deve ser preservado e usado por todos sem desperdícios.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela