Vereador Tavares pede ações de fiscalização e educação no trânsito

09/06/2021
(Foto: Arquivo JDI)

(Foto: Arquivo JDI)

O vereador Nilton Tavares (PP) apresentou, na sessão de segunda-feira (7), dois pedidos de providência relacionados ao trânsito.

030/2021: Que seja solicitado ao Comando do Pelotão da Brigada Militar de Dois Irmãos e ao Comando do 32º BPM, sediado em Sapiranga, através de suas tropas de atuação reserva, ações efetivas de fiscalização e coibição às infrações e crimes de trânsito ocorridos nas vias públicas de Dois Irmãos.

031/2021: Que seja solicitado ao Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação e do Departamento de Trânsito, ações de divulgação e conscientização de crianças, adolescentes, pais e condutores, quanto à importância do comportamento seguro no trânsito e o cumprimento da legislação pertinente.

 

Irresponsabilidade e desrespeito às leis

Na tribuna, o parlamentar citou acidentes recentes, provocados principalmente pela irresponsabilidade dos condutores e pelo descumprimento do Código de Trânsito Brasileiro. Também lembrou que muitas vezes a imprudência parte dos pedestres.

– Infelizmente, essa situação não é nova; temos uma cultura de desrespeito à legislação de trânsito que vem de tempos atrás. Quando trabalhei aqui, de 2004 a 2010, eu constatava vários absurdos nesta área; não à toa, tínhamos grande número de autuações por infração de trânsito – comentou Tavares, referindo-se ao período em que esteve no comando da Brigada Militar do município.

Ele disse receber muitas reclamações de moradores.

– Hoje, como vereador da cidade e pela ligação óbvia com a segurança pública, recebo inúmeras queixas e informações quanto à falta de segurança no nosso trânsito. São informações de rachas nas vias públicas no Bela Vista, excesso de velocidade em quase todas as ruas estruturantes dos bairros, motociclistas abusando do excesso de velocidade e com alteração nas características das motocicletas, trazendo uma absurda poluição sonora e risco à segurança; veículos tipo pick up ou outros, em regra conduzidos por jovens, com as características totalmente alteradas, com rebaixamento quase que arrastando no chão, além obviamente do som estar sendo audível a duas quadras; condutores transitando com crianças totalmente soltas no veículo sem cinto de segurança, condutores que não têm um mínimo de respeito com os pedestres, desrespeitando a faixa de segurança; motoristas dirigindo e fazendo uso de smartphone, entre outros absurdos – listou.

 

Educação é o pilar mais importante

Por fim, Tavares destacou que educação é o pilar mais importante na construção de um trânsito mais seguro.

– A educação no trânsito tem ligação direta com a escola e os meios de comunicação, sendo que pode e deve ser bem divulgada desde a fase inicial da aprendizagem de um indivíduo. O esforço legal é punitivo, tendendo a corrigir os problemas causados pela falta de educação dos condutores e pedestres. Hoje, infelizmente, precisamos com urgência aumentar nosso esforço legal com uma fiscalização mais efetiva para proteger as pessoas de verdadeiros irresponsáveis na condução de veículos automotores, sejam carros, caminhões ou motocicletas – concluiu.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela