Homenagem a quem produz o pão nosso de cada dia

09/07/2019
Blasio Mayer é padeiro há 22 anos

Blasio Mayer é padeiro há 22 anos

Nesta segunda-feira, 8 de julho, foi comemorado o Dia do Panificador, conhecido popularmente como padeiro. Instituído em 1955 durante o II Congresso Nacional de Panificação, o Dia do Panificador busca homenagear não só os profissionais responsáveis por produzirem esse fundamental e delicioso alimento que sustenta a todos – o pão –, mas também uma figura histórica muito importante para a história do Brasil e de Portugal, Santa Isabel de Aragão. 
De acordo com a história narrada, durante o século XIV, Portugal enfrentava uma intensa crise econômica, na qual as pessoas passaram um longo período de fome. Para ajudar os menos afortunados, a rainha de Portugal, Isabel de Aragão empenhou suas joias e mandou vir trigo de lugares distantes para abastecer o celeiro real e, assim, manter seu costume de distribuir pão aos pobres durante a crise. No Brasil, a chegada do pão ocorreu no século XIX. No início, a fabricação era uma espécie de ritual, com cerimônias. Com a chegada dos imigrantes italianos, a atividade de panificação começou a se expandir.
O panificador profissional é o responsável por produzir pães (massa feita de farinha, em geral de trigo, ou outro cereal, que é amassada e assada no forno), salgados e doces, que podem ser recheados ou não, tortas, quiches, bolos e doces dos mais variados, entre outras guloseimas.


Homenagem especial
Em homenagem ao Dia do Padeiro, a redação do JDI conversou com alguns profissionais da cidade. A empresa Produtos Becker, por exemplo, conta com uma equipe altamente qualificada, que busca sempre produzir os melhores e mais deliciosos produtos aos moradores de Dois Irmãos e região. Padeiro há 22 anos, Blasio Mayer trabalha há 15 na Becker. “A busca pela qualidade é o principal desafio. Tornar os produtos que fazemos em grande quantidade especiais todos os dias é a meta que precisamos atingir sempre. Para isso, trabalhamos desde muito cedo (2h, 3h ou 6h da manhã), com muito empenho e dedicação, buscando sempre fazer o melhor”, afirma Blasio.
Lauri Strassburger trabalha na Becker há 23 anos. Ele destaca os benefícios e as congratulações que um bom profissional da área pode receber ao realizar um trabalho de destaque. “Uma das grandes recompensas dessa profissão é recebermos muitos elogios quando realizamos um bom trabalho, quando os clientes ficam satisfeitos e fidelizam-se aos nossos produtos porque sabem da sua qualidade. Além disso, conforme os anos vão passando, esses mesmos clientes vão se tornando nossos amigos. Isso é muito gratificante”, discorre Lauri.


Geovane Maldaner e Lauri Strassburger, da Produtos Becker


“O segredo é fazer com gosto”
Padeiro há 25 anos, Élio Vanderlei Ries é o responsável pelas delícias da Back Haus há mais de 10. Passadas mais de duas décadas, o encanto pela profissão e a vontade de oferecer o melhor aos clientes é o que o motiva todos os dias. “O segredo é fazer com gosto e achar que vai dar certo; e se não der, observar o que fez de errado, ir lá e fazer de novo”, destacou Élio, afirmando que a cada dia, um novo produto é oferecido aos clientes. “Ele nunca será igual ao do dia anterior”. 
Natural de Dois Irmãos, Élio mora há 13 anos em Ivoti. Vem de lá diariamente para fazer os melhores doces e salgados e agradar ao paladar dos clientes. Aos 43 anos, ele sempre trabalhou em padaria, exceto um curto período onde se dedicou ao setor coureiro-calçadista.


Élio atua na profissão há 25 anos


› Compartilhe

  • Anúncio Jornal

COLUNAS

Direitos Humanos

Direitos Humanos

Coluna da Fé   04/12/2019

Misericórdia

Misericórdia

Opinião   27/11/2019

FOTOS DO DIA

Torcedor raiz – Grudado no alambrado para não perder um só lance (Foto: Thaís Lauck)

  • JDI classificados
  • JDI assinatura

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © , Todos os direitos reservados Agência Vela