Dois Irmãos oferece auriculoterapia nas Unidades Básicas de Saúde

09/12/2019
(Fotos: Divulgação / PMDI)

(Fotos: Divulgação / PMDI)

Com o objetivo de oferecer mais opções de tratamentos para a comunidade, a Secretaria de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente de Dois Irmãos está ampliando o serviço de auriculoterapia. A comunidade pode agendar o atendimento de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros União, Bela Vista, Navegantes, Travessão e São Miguel. O tratamento inicial conta com oito sessões e tem como objetivo diminuir as dores crônicas.
Segundo a chefe do Departamento de Saúde, Anelise Steffen, a auriculoterapia é a utilização de pontos nas orelhas para tratamento de diversos sinais e sintomas comuns em diferentes patologias e atua no âmbito físico, mental e emocional do paciente. Trata-se de um microssistema da acupuntura e esses pontos podem ser estimulados por agulhas, sementes, cristais, laser, moxa, infravermelho entre outros materiais. A enfermeira Ana Emilia da Silva e a dentista Deisy Perius, UBS Bela Vista, destacam que vários pontos na orelha podem ser explorados para tratar problemas como ansiedade e dor de dente, entre outros. “Elaboramos um questionário com os pacientes para ver se funciona mesmo. Ao longo das sessões constatamos que as dores foram diminuindo. Temos pacientes que começaram com dores intensas e terminaram as sessões sem dores”, afirmam as profissionais.
Mais informações podem ser obtidas diretamente nas unidades de saúde que oferecem o serviço.


SAIBA MAIS
A auriculoterapia pode ser usada para tratamentos de: dores agudas e crônicas visando analgesia; ansiedade e depressão (parte do programa geral de tratamento); distúrbios funcionais digestivos (náuseas e vômitos, incluindo aqueles que ocorrem pós-quimioterapia ou no pós-operatório); vícios diversos, principalmente o tabagismo; alergias, principalmente na rinite alérgica; auxílio na recuperação motora; patologia funcional urogenital.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela