Dois Irmãos oferece auriculoterapia nas Unidades Básicas de Saúde

09/12/2019
(Fotos: Divulgação / PMDI)

(Fotos: Divulgação / PMDI)

Com o objetivo de oferecer mais opções de tratamentos para a comunidade, a Secretaria de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente de Dois Irmãos está ampliando o serviço de auriculoterapia. A comunidade pode agendar o atendimento de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros União, Bela Vista, Navegantes, Travessão e São Miguel. O tratamento inicial conta com oito sessões e tem como objetivo diminuir as dores crônicas.
Segundo a chefe do Departamento de Saúde, Anelise Steffen, a auriculoterapia é a utilização de pontos nas orelhas para tratamento de diversos sinais e sintomas comuns em diferentes patologias e atua no âmbito físico, mental e emocional do paciente. Trata-se de um microssistema da acupuntura e esses pontos podem ser estimulados por agulhas, sementes, cristais, laser, moxa, infravermelho entre outros materiais. A enfermeira Ana Emilia da Silva e a dentista Deisy Perius, UBS Bela Vista, destacam que vários pontos na orelha podem ser explorados para tratar problemas como ansiedade e dor de dente, entre outros. “Elaboramos um questionário com os pacientes para ver se funciona mesmo. Ao longo das sessões constatamos que as dores foram diminuindo. Temos pacientes que começaram com dores intensas e terminaram as sessões sem dores”, afirmam as profissionais.
Mais informações podem ser obtidas diretamente nas unidades de saúde que oferecem o serviço.


SAIBA MAIS
A auriculoterapia pode ser usada para tratamentos de: dores agudas e crônicas visando analgesia; ansiedade e depressão (parte do programa geral de tratamento); distúrbios funcionais digestivos (náuseas e vômitos, incluindo aqueles que ocorrem pós-quimioterapia ou no pós-operatório); vícios diversos, principalmente o tabagismo; alergias, principalmente na rinite alérgica; auxílio na recuperação motora; patologia funcional urogenital.


› Compartilhe

COLUNAS

Assumir a responsabilidade que compete

Assumir a responsabilidade que compete

Coluna da Fé   06/08/2020

Devagar mas sempre

Devagar mas sempre

Coluna da Fé   06/08/2020

Condição irrecusável

Condição irrecusável

Coluna da Fé   04/08/2020

FOTOS DO DIA

Lua cheia de graça (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BOLETIM CORONAVÍRUS
06/08/2020SAÚDE
BOLETIM CORONAVÍRUS
Jornal Dois Irmãos © , Todos os direitos reservados Agência Vela