Após dias de temperatura amena, calorão volta ao RS no final de semana

09/12/2021
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Para a alegria de alguns gaúchos e a infelicidade de outros, o calorão característico de dezembro tem demorado para chegar ao Rio Grande do Sul. Nos últimos dias, conforme análise da Climatempo, uma área de baixa pressão se formou sobre o Estado, provocou chuva e ajudou a baixar as temperaturas.

A meteorologista Fabiene Casamento explica que é natural ficar mais frio quando há a passagem de sistemas que causam chuvas ou aumentam a nebulosidade (como as frentes frias), pois elas inibem a incidência da luz solar e o aquecimento da região. Isso pode correr mesmo no verão, e é o que os gaúchos têm observado neste início de mês. Mas os dias mais frescos de dezembro estão chegando ao fim, já que não há previsão de chuva para a próxima semana. Quando há ausência de precipitações, as temperaturas aumentam devido à presença da luz solar.

 — De maneira geral, deve voltar a esquentar no Rio Grande do Sul nos próximos dias desta semana, pois não deve chover — afirma Fabiene Casamento, meteorologista da Climatempo.

 

Calor no final de semana

A Climatempo destaca que neste final de semana, dias 11 e 12 de dezembro, e na segunda-feira (13), deve esquentar ainda mais. Isso porque haverá a intensificação dos ventos do quadrante Norte, que trazem ar mais quente da região Norte e Central do país para o Estado gaúcho.

As temperaturas mais elevadas ficarão concentradas na metade oeste do Rio Grande do Sul, como em Uruguaiana, onde faz 36°C na sexta-feira (10) e 35°C, no domingo (12). Em São Borja, os termômetros ficarão na casa dos 36°C nos dois dias. Já em Santa Maria, fará 32°C na sexta e 35°C domingo. Na Capital e Região Metropolitana também fará bastante calor, com 29°C na sexta-feira, 33°C no sábado (11) e 35°C no domingo.

Em Dois Irmãos, os termômetros chegam a 30°C no domingo e a 34°C na próxima segunda-feira, com pancadas de chuva.

 

Chuvas espaçadas

A chuva também ficará abaixo da média em grande parte do Estado em dezembro e cairá de forma irregular, favorecendo o aumento das temperaturas. Os maiores acumulados devem ficar concentrados na faixa sul do RS, onde em Jaguarão e Bagé, ao contrário das demais cidades gaúchas, haverá chuva acima da média esperada para o último mês de 2021. 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela