Cânions de Cambará do Sul terão visitação noturna

10/01/2022
Fonte: Pioneiro – Foto: Egon Filter / Divulgação

Fonte: Pioneiro – Foto: Egon Filter / Divulgação

Os Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, em Cambará do Sul, terão uma série de novidades neste primeiro semestre de 2022. O primeiro atrativo deste ano será a visitação noturna aos cânions. A disponibilização dos passeios começará pelo Itaimbezinho. A expectativa da Urbia, concessionária que administra as áreas de visitação, é de que as primeiras caminhadas à noite sejam abertas ao público a partir de fevereiro.

Com a caminhada noturna, os cânions deixam de ser os protagonistas. O novo atrativo foi criado para o público que gosta de admirar as estrelas e as paisagens emolduradas por elas. Na última quinta-feira (6), o primeiro evento teste à luz da lua foi feito com um grupo de 12 pessoas.

— Queremos inaugurar uma nova era na promoção turística deste destino que tem potencial internacional — destaca Samuel Lloyd, diretor da Urbia Parques.

Uma série de fatores faz com que a região seja uma das melhores do mundo para amantes de astronomia. Egon Filter, fotógrafo de Cambará do Sul, fundador do Centro de Astrofotografia do Rio Grande do Sul, explica:

— Primeiro por estar no hemisfério Sul e ele estar apontando para o centro da nossa galáxia. Cambará tem a vantagem de estar a mil metros de altitude e, com isso, ter o ar mais limpo. Mas a principal vantagem é não ter poluição luminosa por ser uma cidade pequena sem grandes centros populoso nos arredores — explica o também vencedor do prêmio de astrofotografia da International Dark-Sky Association, organização que combate a poluição luminosa.

Segundo o especialista, em um dia de céu limpo em uma cidade como Caxias do Sul, se observam cerca de 30 estrelas. Com a mesma condição climática, Filter diz que é possível conferir mais de seis mil estrelas em Cambará. Mesmo com tempo parcialmente nublado, como foi o caso da noite da última quinta-feira (6), sendo possível enxergar a Constelação de Órion, conhecida por traçar o desenho das Três Marias.

 

Detalhes em breve

Nos próximos dias serão definidos os detalhes de como e quando serão os primeiros passeios noturnos nos cânions. De acordo com a data escolhida, será possível visualizar paisagens completamente diferentes. Enquanto a lua nova permite uma melhor visualização das estrelas, a paisagem ganha mais protagonismo com a lua cheia e sua maior luminosidade. Por isso a ideia é promover várias edições da caminhada. O tamanho dos grupos também será definido, mas deve ser superior ao do evento teste. O preço do novo atrativo é outro ponto que ainda está sendo fechado.

Por se tratar de uma visitação noturna em parque natural, o passeio envolve toda uma preocupação com questões de segurança relacionadas à fauna e a flora. É a primeira vez que os cânions têm autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para receber turistas à noite.

Animais de hábitos noturnos também não estão acostumados com a presença humana como ocorre ao longo do dia. Por tudo isso, a administração do parque contratará profissionais especializados para acompanhar os grupos com segurança. O passeio ainda reservará uma surpresa ao final. Envolve degustação de produtos regionais.

 

Centro de visitantes, restaurante e tirolesa

Desde outubro, quando começou a cobrança de ingressos para acessos aos parques, foram feitas as primeiras intervenções, como a instalação de banheiros, ampliação das áreas de estacionamento, melhorias de sinalização nas trilhas, implantação de ambulância e abertura de uma loja de souvenirs.

Para os próximos 30 dias, a Urbia aguarda a aprovação final do projeto de intervenção por parte do ICMBio para marcar o segundo momento de anúncio de atrativos para o parque. O que já está autorizado - e, portanto, deve ficar pronto ainda neste primeiro semestre - é o Centro de Visitantes no Itaimbezinho. Também o prédio que abrigava restaurante já está em reformas. A empresa pretende implementar esportes radicais, como a tirolesa, nesta primeira metade do ano.

De acordo com o diretor da Urbia Parques, a concessão prevê investimentos de R$ 30 milhões, mas estão previstos outros R$ 20 milhões além do acordado que devem incluir estruturas de hospedagem, mais restaurantes, e outros atrativos que serão discutidos com o ICMBio.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela