Cerimônia de Geração e Distribuição da Chama Crioula será dias 12 e 13 de agosto

10/08/2022
Em 2021, distribuição da centelha da Chama Crioula ocorreu no dia 12 de setembro em Dois Irmãos

Em 2021, distribuição da centelha da Chama Crioula ocorreu no dia 12 de setembro em Dois Irmãos

Dando início aos Festejos Farroupilhas de 2022, ocorre nos dias 12 e 13 de agosto a 73ª edição da Geração e Distribuição da Chama Crioula. Neste ano, a cerimônia será na cidade de Canguçu, pertencente à 21ª Região Tradicionalista.

Na sexta-feira (12), inicia a programação, com a abertura oficial e o espetáculo “Liberdade nas asas do Gavião”, com criação e direção de Rinaldo Souto, seguido de desfile dos cavaleiros. E no sábado (13), a partir das 9h30, ocorre a cerimônia de Distribuição da Chama Crioula para as 30 Regiões Tradicionalistas (RT) do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC). Cavaleiros da 30ª Região Tradicionalista, a qual pertencem os municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter, também estarão presentes. Formada por 13 cavaleiros, a Guarda de Honra da 30ª RT sairá da ACTG Portal da Serra, em Dois Irmãos, na madrugada desta quinta-feira (11), rumo a Canguçu. A ida será com ônibus e carros de apoio, e a volta, a cavalo, trazendo consigo a centelha da Chama Crioula.

De acordo com Cesar Luis Barbosa, popular Amarelo, o grupo sai de Canguçu no domingo (14), tendo como destino final a cidade de Estância Velha, onde a centelha permanecerá até o dia 10 de setembro, quando irá se espalhar às demais cidades da 30ª RT. Segundo Amarelo, serão 386 quilômetros entre Canguçu e Estância Velha. A previsão de chegada é 25 de agosto. Além de Amarelo, outros quatro tradicionalistas da ACTG Portal da Serra, de Dois Irmãos, fazem parte da Guarda de Honra: Ademir Kaefer, Gilmar Bervian, Ismael Wingert e Sidnei Pannebecker. Também fazem parte do grupo Airton Krewer e Jurandir da Cruz, do CTG Garrão da Serra, de Morro Reuter.

Em Dois Irmãos, a chegada da centelha será também no dia 10 de setembro. A Semana Farroupilha do município será de 14 a 20 do mês que vem. 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela