Conheça a história de uma família com três gerações de advogados

11/08/2021
Ieda e a filha Daniele

Ieda e a filha Daniele

Ieda Maria Weber da Silva tem 66 anos, e é advogada desde muito cedo. Junto com seu pai, Plinio Weber, e sua filha, Daniele Weber Leal, eles formam três gerações de advogados de Dois Irmãos.

Ieda prestou o vestibular quando tinha 18 anos, e naquela época não sabia ao certo o que queria, mas gostava de psicologia, e queria estudar algo que abrangesse várias áreas. Como seu pai, ela escolheu o Direito, e se encontrou nessa profissão. “Tem tudo a ver porque a nossa especialidade é direito de família, então quando você vai fazer uma separação ou um inventário, acaba necessitando utilizar essa parte de psicologia”, diz Ieda. 

Ela se formou em Direito em 1983, mas esperou a filha crescer um pouco, e só então começou a exercer a profissão, isso há mais de 30 anos. Durante dez anos ela manteve o escritório onde era o antigo Banco do Brasil, e depois mudou o escritório para o endereço atual, no qual trabalha há 20 anos. Agora, mãe e filha, sócias no escritório Weber Advocacia e Consultoria Jurídica, pretendem mudar o escritório no início de setembro para novo local, na sala 107 da Galeria Becker, no Centro da cidade. 

No escritório elas atendem principalmente Direito de Família e Direito Civil em Geral. Mas também atuam em outras áreas, como direito do trabalho, direito previdenciário, tendo uma parceria com outros colegas, que ficam responsáveis por essa parte, que não é direito de família.

 

Importância da profissão

A filha de Ieda, Daniele Weber Leal, também decidiu seguir os passos da família. Como ela cresceu nesse meio, sempre estava com a mãe, ajudava e brincava de advogada desde pequena, e isso a guiou posteriormente na escolha da carreira. Atualmente ela atua no escritório junto com a mãe, é professora universitária e está concluindo seu doutorado em Direito.

A profissão de advogado exige uma atualização constante. “Temos que estar sempre nos atualizando, porque as leis mudam constantemente. Ainda, cada caso que aparece para a gente é diferente, nunca vemos duas coisas iguais. Então, você precisa estar sempre se atualizando”, diz Ieda. Para ela, a presença do advogado é fundamental para representar os direitos das pessoas, principalmente as menos favorecidas, que têm menos instrução e que não conseguem se defender sozinhas.

Daniele também ressalta a importância do advogado para a sociedade: “O papel do advogado é importante, porque ele tem a função de promover a justiça. Ele faz parte de uma engrenagem maior, e que sem ele não funciona. Tenho certeza que dessa engrenagem, é a parte mais próxima das pessoas, que convive com o povo, e o ajuda a alcançar seu direito”.

 

Trabalho na pandemia

Durante a pandemia, o Fórum ficou fechado, e o escritório delas também, o que foi uma situação bastante complicada. Elas explicam que os processos virtuais tiveram andamento, mas que os físicos foram muito prejudicados, pois ficaram suspensos, sem tramitação. “Agora, praticamente todas as audiências são por videoconferência, então tivemos que nos reinventar”, afirmou Ieda.

Mesmo com a pandemia, e todos os problemas decorrentes dela, elas conseguiram ajudar clientes que precisavam de tratamento para câncer, cirurgia do coração, medicamentos especiais, por exemplo. Isso demonstra a importância dos advogados na busca dos direitos dos cidadãos, e na manutenção de uma vida mais justa em sociedade.

 

(Nesta quarta-feira, 11 de agosto, comemora-se o Dia do Advogado.)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela