Luiz Felippe Wittmann vence concurso fotográfico estadual

11/09/2019
Luiz Felippe (2º da esquerda para a direita) recebendo a premiação do concurso

Luiz Felippe (2º da esquerda para a direita) recebendo a premiação do concurso

O dois-irmonense Luiz Felippe Wittmann foi o grande vencedor do concurso fotográfico O Pampa e os Animais. A entrega da premiação aconteceu no último dia 29, na Casa do Veterinário na Expointer, em Esteio. A solenidade contou com a presença de representantes das entidades promotoras: Angela Escosteguy (presidente do Instituto do Bem-Estar - IBEM), Lizandra Dornelles (presidente do Conselho Regional Medicina Veterinária do RS – CRMV-RS), Angélica Pinho (vice-presidente do CRMV-RS). Participaram ainda Francisco Milanez (presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – Agapan) e Lara Lutzenberger (presidente da Fundação Gaia), representando as entidades apoiadoras, e o médico veterinário e escritor Alcy Cheuiche, padrinho da exposição.
O concurso recebeu mais de 180 fotos de 64 inscritos de todo o Estado. Para Angela Escosteguy, o objetivo desta ação foi mostrar que o gado no Pampa convive em harmonia com os animais silvestres e não agride o ambiente, pelo contrário, fertiliza o solo enquanto as pastagens capturam e armazenam carbono.


SAIBA MAIS
Em entrevista ao JDI, Luiz Felippe falou um pouco sobre sua paixão pela fotografia e do orgulho pelo prêmio. “É muito gratificante e me anima a continuar evoluindo na fotografia de natureza, em especial de aves”, comentou. A premiação pelo 1º lugar consiste em cursos e estadias no Rincão Gaia, da Fundação Gaia – Legado de Lutzenberger. 
O Rincão Gaia é uma propriedade de 30 hectares localizada em Rio Pardo, a 120 km de Porto Alegre. Lá funciona a sede rural e social da Fundação Gaia – Legado de Lutzenberger. José Antonio Lutzenberger (1926-2002) foi agrônomo, escritor, filósofo, paisagista e ambientalista brasileiro que participou ativamente na luta pela preservação ambiental. Leia a seguir detalhes de como Luiz Felippe conseguiu capturar a imagem premiada:


Quando foi feita a foto premiada? 
Luiz Felippe
– Essa foto eu tirei há uns três anos, em uma viagem para o Uruguai, na área de preservação do Banhado do Taim. Consegui esse flagrante por dois motivos: um, porque na reserva do Taim a velocidade indicada é bem baixa para evitar o atropelamento de animais – a maioria não respeita, infelizmente –; e dois, porque andava procurando por fotos de aves da região quando vi a cena. Parei o carro a uns 200 metros e comecei a fotografar. Fui me aproximando e fotografando a cada pouco – estratégia muito usada na fotografia de aves – até chegar neste ângulo ideal para alinhar o jacaré, as capivaras e o gado, além de dois exemplares de aves entre eles.


Desde quando cultiva o hábito da fotografia?
Luiz Felippe
– Venho fotografando aves e natureza há alguns anos, incentivado pelo meu irmão André, que iniciou bem antes de mim. Adquiri uma câmera tipo superzoom, inicialmente uma Nikon P520 – que é a câmera que usei nesta foto. No Brasil, temos milhares de observadores de aves. Só de observadores que postam suas fotos no site Wikiaves, são mais de 30 mil, e este número está crescendo muito todos os anos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o número de observadores de aves passa de 60 milhões! Outro site em que postamos nossas listas de observação é o ‘eBird’, que reúne observações e observadores de todo o mundo e que é ligado a Universidade de Cornell (http://birds.cornell.edu/).


1°lugar: Banhado do Taim – Estação Ecológica do Taim/RS
Autor: Luiz Felippe Wittmann




2° lugar: No entardecer do Pampa – Santana do Livramento
Autor: Mariano Cordeiro Pairet Junior



3° lugar: O Touro e a passarada – Estância Santa Thereza, Bagé
Autor: Ricardo Moglia Pedra

 

 

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela