Felippe Wendling promove sua feira científica neste sábado

12/07/2019
Ao todo, serão apresentados 33 trabalhos

Ao todo, serão apresentados 33 trabalhos

Ansiosos, alunos e educadores vivem a expectativa da 1ª Feira de Iniciação Científica e Pedagógica da escola municipal Felippe Alfredo Wendling, do bairro Bela Vista, em Dois Irmãos. O evento será neste sábado, dia 13, no Ginásio de Esportes, das 8h às 11h. 
Aberta à comunidade, a feira irá reunir 33 trabalhos, desenvolvidos pelos 269 alunos da Educação Infantil ao 9º ano. De acordo com a diretora da escola, Olinda Elisandra Silveira da Silva, os projetos foram desenvolvidos de acordo com o centro de interesse dos estudantes. “Eles tiveram autonomia para buscar informações sobre o que tinham curiosidade”, disse ela, orgulhosa do empenho dos grupos e professores orientadores.
Acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos, que iniciaram em maio, a Técnica de Apoio Pedagógico, Angela Griebeler, destacou que a pesquisa ultrapassou os muros da escola. “Os alunos foram atrás de informação em locais como a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Fórum e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros lugares. Foram protagonistas neste processo, criaram autonomia”, comentou Angela, chamando a atenção para alguns dos assuntos que serão apresentados durante a feira, como ansiedade, adoção de pessoas e animais, saúde bucal, meteorologia e bullying. Às vésperas do primeiro evento científico, a diretora Elisandra faz um último convite à comunidade. “Nossa expectativa é muito boa. Que as pessoas venham, prestigiem, valorizem a educação e os alunos”, disse ela, ressaltando que poder proporcionar um momento como este aos estudantes já é gratificante.  
Todos os 33 trabalhos estarão concorrendo a credenciais para participar da 1ª Mostra de Projetos das Escolas de Dois Irmãos (MOPEDI), que ocorre nos dias 22 e 23 de agosto. Os projetos serão avaliados por categorias: Educação Infantil, Séries Iniciais (1º ao 5º ano) e Séries Finais (6º ao 9º ano). A avaliação será realizada por 33 convidados da cidade e região, de diversas áreas de atuação.


Trabalhos sobre robótica serão atração na feira
Já em fevereiro, alunos do 3º ano demonstraram interesse pela robótica educacional. Atendendo ao pedido da turma, a professora Cassiane Lerner, com o apoio da monitora Débora Schuh, levou o assunto para dentro da sala de aula, compartilhando vídeos, filmes e também um pouco sobre a cultura Maker, reconhecida pelo slogan do “Faça Você Mesmo”. 
Instigada pelas descobertas, a turma decidiu que este seria o tema abordado na feira. Divididos em cinco grupos, os alunos desenvolveram os projetos: Robô Humanóide, Robô Elevador, Isabela Motriz, Pac Man Hidráulico e Carrinho Eletrônico. De acordo com a professora Cassiane, todos foram pesquisados na rede e adaptados à realidade dos alunos, que fizeram tudo com materiais recicláveis. “Foi uma experiência incrível. Os alunos demonstraram muito interesse, foram participativos, pesquisaram e praticaram a cultura Maker”, elogiou Cassiane, destacando a persistência dos alunos em fazer com que seus projetos, de fato, funcionassem. Todos eles tiveram como base o papelão. 


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela