Lançamento do livro Dois Irmãos: Baumschneis in Bilder é na quarta-feira

12/08/2019
Panorâmica de Dois Irmãos

Panorâmica de Dois Irmãos

O lançamento do livro de fotografias Dois Irmãos: Baumschneis in Bilder acontece nesta quarta-feira (14), às 19h30, no Espaço Cultural Antiga Matriz (Centro). As imagens do livro e da exposição são de autoria do jornalista e fotógrafo Leonardo Boufleur. O evento é gratuito e contará com sessão de autógrafos, apresentação artística de Ramon Stein e coquetel.
Nas palavras de Leonardo, a ideia do livro surgiu há cinco anos, quando ele organizou uma exposição fotográfica em homenagem aos 55 anos da cidade. “Dois Irmãos é exemplo de cidade para o Brasil, por seu povo alegre e hospitaleiro, por sua organização, pelo trabalho e pela união da comunidade. Tudo isso é reflexo da colonização alemã, que também se manifesta na gastronomia, nas festividades e no dia a dia das pessoas. Este foi mais um dos motivos para a concepção desse livro”, diz Leonardo. 
Dos muitos lugares que já conheceu, é em Dois Irmãos que o autor se sente acolhido. “Este livro, através do meu olhar, é uma homenagem à cidade e a todos que passaram por aqui ou fixaram raízes nesse belíssimo lugar. Digamos que seja um grande tributo aos imigrantes alemães que deixaram registrada sua história e seu legado, fazendo de Dois Irmãos ‘Um Doce de Cidade’”, conclui ele, convidando todos a prestigiarem o lançamento da obra e a exposição fotográfica.
A obra fotográfica retrata a cidade de Dois Irmãos em 180 páginas, ordenadas com textos em português, inglês, alemão e hunsrik. O livro custa R$ 80 e tem patrocínio do Grupo Herval, Benoit, Calçados Wirth e Pegada, além do apoio de Sicredi, Go Image, Molduras RV, Cervejaria Hunsrück e prefeitura de Dois Irmãos. A coordenação editorial é da Um Cultural. A realização é de Leonardo Boufleur Fotografias e Ministério da Cidadania.


SOBRE O AUTOR 
Leonardo Boufleur é dois-irmonense de nascimento e coração. Jornalista, escritor e fotógrafo, formado em Jornalismo pela Universidade Feevale e pós-graduado em Fotografia pela Universidade Uniara. Possui trabalhos fotográficos premiados em concursos na região e em âmbito nacional. Atualmente, coordena a assessoria de imprensa da prefeitura de Dois Irmãos, é fotógrafo de eventos e, paralelamente, trabalha em projetos que se tornaram livros, como Morro Reuter: construindo seu caminho (2016) e Clube de Idosos Reviver: pequenas grandes histórias de 30 anos (2016). Também organizou e participou de diversas exposições fotográficas.


EXPOSIÇÃO
A exposição e a obra são uma homenagem a Dois Irmãos, que comemora 60 anos de emancipação e 190 anos de imigração alemã em 2019. A mostra fotográfica na Antiga Matriz acontece nos dias 14, 17, 18, 24, 25 e 31 de agosto e 1º, 7 e 8 de setembro. Aos sábados, a visitação é das 15h às 18h, e aos domingos, das 13h às 18h.


Representação da comunidade


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela