Morro Reuter vai ganhar a Aldeia da Herta

12/09/2019
Projeto será desenvolvido na área da antiga Escola do Mato Comprido

Projeto será desenvolvido na área da antiga Escola do Mato Comprido

A prefeitura de Morro Reuter e a Curto Arte Companhia de Teatro, de Dois Irmãos, assinarão no próximo dia 18 (quarta-feira) o contrato de concessão de uso da área conhecida como Escola do Mato Comprido, onde será  implantado o projeto turístico e cultural Aldeia da Herta, personagem de Carlos Alberto Klein, o Betinho (foto).  A Curto Arte foi a vencedora da licitação na modalidade de concorrência, realizada no último dia 23 de julho, e ficará responsável pela área pelos próximos 25 anos. 
Nos primeiros cinco anos, a companhia terá carência da taxa mensal de ocupação, mas recuperará a estrutura existente, composta pelo prédio da antiga escola e um galpão. Também investirá na manutenção da área e na construção de diversas benfeitorias, sugeridas no projeto vencedor da licitação. A assinatura do contrato ocorre às 9h30, no local, que fica no Km 5 da VRS-873. Entre as contrapartidas da Curto Arte, segundo Betinho, está a implantação de uma escola de teatro e música, com aulas gratuitas para alunos do município, além da criação de um museu resgatando a história local e da região.


O LOCAL
No terreno de 11.865 metros quadrados, doado pela família Collet, foi inaugurada em 1994 a Escola Marechal Costa e Silva, que funcionou até 2004. Após ser desativada a escola, o local abrigou atividades do contraturno escolar até 2013. Desde então, tanto a área como o prédio de alvenaria e um galpão estão em situação de abandono, deteriorados pelo tempo. Para valorizar e reativar o espaço, sem investimentos de recursos próprios, a prefeitura lançou a licitação. “Desta forma, não só o local terá sua manutenção e valorização, como o projeto ajudará a impulsionar o turismo local e o fomento da arte no município e na região, atraindo muitos turistas”, afirma a prefeita Carla Chamorro.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela