FIERGS destaca que restrição ao comércio afeta recuperação da indústria e do emprego

13/05/2020
Fonte: FIERGS

Fonte: FIERGS

O novo decreto de distanciamento controlado do governo do Estado, que passou a valer essa semana, pouco altera a situação da indústria, pois mantém o funcionamento parcial do setor, apenas estabelecendo cores de bandeiras para cada região com maior ou menor risco de contágio pelo coronavírus. Porém, como continuam as limitações severas ao comércio nos municípios gaúchos, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) ressalta ser esse um fator a influenciar nas retomadas da indústria e do emprego, que levarão ainda mais tempo. “O decreto é bom, só enfatizamos para as restrições ao comércio. Prevemos que a recuperação econômica será extremamente lenta, até as pessoas voltarem a consumir levará tempo. A indústria nem vem funcionando a plena carga, até porque para isso tem que ter o comércio vendendo. Se o lojista não consegue reabrir para vender, não há como comprar de novo da indústria”, destaca o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.
Petry lembra que a taxa de desemprego vinha caindo no Brasil e isso fazia com que a economia começasse a andar, mas que com a pandemia, o emprego volta a despencar. “As pessoas estão sem renda, e os R$ 600 distribuídos a uma parte da população não são suficientes para animar o comércio, servem só para o consumo básico”, diz. Publicado no Diário Oficial no domingo, o decreto assinado pelo governador Eduardo Leite está baseado na segmentação regional e setorial, e prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que irão variar conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas. O modelo divide as atividades econômicas em 12 grupos.

 


› Compartilhe

COLUNAS

Assumir a responsabilidade que compete

Assumir a responsabilidade que compete

Coluna da Fé   06/08/2020

Devagar mas sempre

Devagar mas sempre

Coluna da Fé   06/08/2020

Condição irrecusável

Condição irrecusável

Coluna da Fé   04/08/2020

FOTOS DO DIA

Lua cheia de graça (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © , Todos os direitos reservados Agência Vela