Prefeito Jerri Meneghetti analisa possibilidade de vacinar professores

13/05/2021
(Foto: Arquivo JDI)

(Foto: Arquivo JDI)

A vacinação de profissionais da educação, já iniciada em alguns municípios, vive um impasse no Rio Grande do Sul. Na terça-feira (11), a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs recomendou às prefeituras incluir nas prioridades de vacinação a categoria de professores. A recomendação aos gestores aconteceu após a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), em negar o pedido do Ministério Público (MPRS) de suspender a vacinação contra Covid-19 em professores da rede municipal.

Nesta quarta (12), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu o pedido liminar para suspender os efeitos da resolução que autorizava a vacinação contra a Covid-19 de trabalhadores da educação em Esteio, na Região Metropolitana. No texto, Toffoli diz que o município deve observar as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A prefeitura de Esteio vai recorrer da decisão, informou, nesta quinta-feira (13), o prefeito Leonardo Pascoal.

O Jornal Dois Irmãos conversou com o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, para saber se o município está se programando para vacinar os professores e quais as expectativas quanto ao novo modelo de gestão da pandemia do Governo do Estado, que deve ser apresentado nesta sexta-feira (14).

 

Qual sua opinião sobre o posicionamento da Famurs?

Prefeito Jerri – Acho que deveria ter assumido antes esta posição. Já era um pedido da maioria dos prefeitos desde março.

 

O município já está se programando para vacinar os professores?

Prefeito Jerri – Sim. O nosso município já programou as ações de vacinações para uma parte dos professores de acordo com a disponibilidade de vacinas. Em um primeiro momento, é necessário conciliar com a vacinação da Influenza (gripe), que está ocorrendo agora para esse grupo de profissionais. É necessário um intervalo de duas semanas entre os dois tipos de vacinas.

 

Existe um levantamento de quantas doses são necessárias?

Prefeito Jerri – Somente para os professores da rede municipal são necessárias quase 400 doses. Ainda seria adequado vacinar as demais unidades que atendem crianças da rede pública, como a FADI (Fundação Assistencial de Dois Irmãos), por exemplo. Então, é bastante coisa e será muito difícil conciliar com as exigências do Plano Nacional de Imunização. São vários públicos aos mesmo tempo agora e a quantidade de doses que vem não é suficiente para acompanhar toda essa demanda.

 

Há chance da liberação do uso dos ginásios em breve?

Prefeito Jerri – Acredito que sim. Vai depender da previsão de mudança no sistema de distanciamento controlado do Estado. Ao que tudo indica, teremos esta resposta até o final da tarde desta sexta-feira.

 

A propósito, o que esperar do novo modelo de gestão da pandemia a ser apresentado pelo Governo do Estado?

Prefeito Jerri – A previsão é de que seja passada maior autonomia para os municípios, através das associações regionais. A deliberação sobre grande parte dos temas, a princípio, ocorrerá por decisão da maioria dos municípios dentro de cada regional. Acredito que o controle ficará um pouco melhor, mais próximo da realidade de cada região. Este pleito, a maioria dos municípios vinha reivindicando desde o ano passado. Se houver a cooperação da comunidade, adotando os devidos cuidados, acredito que teremos uma situação bem mais favorável pela frente.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela