Mais de 14 mil eleitores ainda precisam fazer cadastro biométrico

13/06/2019
Movimento está abaixo do esperado no Cartório Eleitoral

Movimento está abaixo do esperado no Cartório Eleitoral

O número diário de pessoas que têm renovado seu título de eleitor no Cartório Eleitoral de Dois Irmãos continua baixo, atingindo somente a metade da meta diária de registros a serem feitos. Iniciado no dia 11 de março, o recadastramento biométrico foi realizado por apenas 9.580 pessoas até aqui, cerca de 40% da população, faltando ainda outros 14.251 cadastros a serem feitos até o dia 13 de dezembro. 
Renato de Souza Fritz, chefe do Cartório Eleitoral, alerta para as consequências e possíveis transtornos gerados pelo acúmulo de registros até o final do ano. “À medida que os eleitores forem deixando para a última hora, maiores serão as complicações no final do ano. Alertamos que não haverá modificação na rotina de atendimento nos meses finais, o que pode acarretar na inviabilidade de alguns atendimentos caso a população não se prontifique a vir com antecedência”, afirma ele. Caso ocorra o cancelamento do título, será necessário ir até o cartório para fazer um requerimento mediante o pagamento de multa e aguardar a chegada de um novo documento. Além disso, o cancelamento do título de eleitor acarreta, posteriormente, uma série de complicações na vida civil, como:
- Não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
- Não receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;
- Não obter passaporte ou carteira de identidade;
- Não participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias; 
- Não obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
- Não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; 
- Não praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda; 
- Não obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Res.-TSE nº 21.823/2004; 
- Não obter qualquer documento nas repartições diplomáticas a que estiver subordinado.


SAIBA MAIS
Vale lembrar que pessoas com mais de 70 anos, para as quais o voto é facultativo, também devem fazer a revisão se quiserem continuar votando. Isso também é válido para aqueles que possuem alguma dificuldade de locomoção ou moradores de áreas afastadas e de difícil acesso. Para realizar o cadastro biométrico, o eleitor deve procurar o cartório munido dos seguintes documentos: documento de identificação (exceto passaporte), título de eleitor (se possuir), comprovante de domicílio que permita aferir se o eleitor é residente no município ou que com ele tenha vínculo profissional, patrimonial ou comunitário. 
É possível agendar o atendimento através do site do TRE-RS (www.tre-rs.jus.br), clicando na aba “Agendamento de Atendimento”, após em “Agende seu atendimento aqui”. Aí é só digitar na busca “Dois Irmãos”, selecionar o “Cartório Eleitoral – 153ª ZE”, escolher a data e preencher com seus dados. O Cartório Eleitoral de Dois Irmãos fica na Av. São Miguel, 350, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Dúvidas sobre documentos ou mais informações pelo telefone (51) 3564-1986.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela