TRE-RS publica lista dos mesários que atuarão nas eleições de 2020

13/10/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) divulgou na quinta-feira (8) a lista de convocações de mesários para as eleições 2020. No site do TRE-RS, estão disponíveis os nomes das pessoas convocadas, a função que irão exercer no dia da votação e a respectiva zona eleitoral.
Desde maio, mesmo com a pandemia do coronavírus em curso, 7 mil novos voluntários se ofereceram para atuar como mesários nas eleições deste ano no Rio Grande do Sul. A procura é vista, no TRE, como um sinal de confiança, que pode ajudar a suprir a possível ausência de mão de obra nas votações em novembro. Mesários com 60 anos ou mais, tradicionalmente convocados, não serão chamados. Por estarem em grupo de risco para o coronavírus, serão substituídos por voluntários. Na última eleição, 1.994 pessoas nessa condição foram convocadas. O grupo representou menos de 2% do total de mesários naquele pleito. 
Em Dois Irmãos, são mais de 300 mesários e em Morro Reuter, mais de 80 (confira a lista em https://capa.tre-rs.jus.br/apps/mesarios/). Os dois municípios integram a 153ª Zona Eleitoral, que ainda conta com Santa Maria do Herval. Neste ano, o primeiro turno das eleições está previsto para o dia 15 de novembro, e nos municípios onde houver segundo turno — aqueles com mais de 200 mil eleitores —, a data prevista é 29 de novembro. 


Cuidados previstos no dia das votações
— Em parceria com a iniciativa privada, serão distribuídas 7,5 milhões de máscaras para todos os mesários do país, para que possam trocá-las três vezes ao longo do dia, além de 1,8 milhão de escudos faciais. Cada mesário terá, ainda, um frasco de álcool gel, para higienização pessoal.
— Para reforçar os cuidados entre os eleitores, haverá um milhão de litros de álcool gel nas seções, para que eles limpem as mãos na entrada e na saída. Os eleitores deverão chegar à seção de máscara, respeitar distanciamento (com marcação no piso) e levar a própria caneta para assinar presença (para quem esquecer, deverá haver distribuição).
— A biometria está suspensa no pleito deste ano. O sistema usa impressão digital para identificar o eleitor e não pode ser higienizado com frequência (risco de estragar em razão do álcool). 
— Depois de votar, o eleitor não receberá o comprovante em papel, como de costume, para evitar contato. A comprovação poderá ser acessada pela internet, nos sites do TSE ou do TRE-RS.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela